Rádio Mundial

Notícia

Gabinete de Apoio ao Empreendedor avalia impactos das enchentes no setor de eventos
16134409_2133162_GD

Os eventos meteorológicos que atingiram o Estado entre o fim de abril e o início de maio afetaram diretamente o setor de eventos. Festas regionais e municipais e comemorações particulares realizadas por empresas da área foram adiadas ou até canceladas, representando um grande prejuízo. Buscando auxiliar o setor, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reuniu-se de maneira híbrida com representantes da área. Na pauta, houve a atualização da situação do setor, que vinha em uma recuperação otimista após os dois anos de pandemia e que, novamente, sofre pela paralisação de suas atividades.

O titular da Sedec, Ernani Polo, reconheceu que o momento atual representa um desafio para as empresas de eventos e ressaltou que esses empreendimentos, não importando o porte, também terão atenção nas medidas de recuperação da economia do Estado. “Estamos fazendo um esforço pelas empresas de todos os setores, de todos os tamanhos. Faremos um diagnóstico completo dos prejuízos, por meio do formulário criado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor, para construir um plano coeso para auxiliar a todos que precisam”, explicou.

Os representantes do setor solicitaram apoio para que os eventos nas regiões do Estado que não foram afetadas pelas chuvas sejam mantidos, como uma forma de movimentar a economia local e manter empregos. O presidente do Conselho Consultivo da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes), Alexandre Grazadio, estimou, a partir dos dados de sua entidade, que cerca de 10 mil empregos diretos são gerados pelo segmento.

Participaram da reunião o diretor-geral da Sedec, Leandro Evaldt, o diretor-adjunto da pasta, Roger Pozzi, e o diretor-adjunto do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Dario Giovanella, além de representantes de associações empresariais do setor de eventos.

Texto: Renata Spanhol/Ascom Sedec
Edição: Secom RS

Foto: Alexandre Farina/Sedec