Rádio Mundial

Notícia

HCI alerta população masculina sobre o câncer de próstata

As ações que lembram qualidade de vida associada a hábitos saudáveis são os grandes diferenciais na vida atribulada do dia-a-dia. O mês de novembro começa a ganhar as cores azuis no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), como forma de sensibilizar a população sobre uma das doenças que mais acometem os homens, o câncer de próstata. O coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon, médico Fábio Franke, disse que a mobilização mundial serve de alerta, pois quando se fala em um homem ir a uma consulta médica, muitas pessoas pensam logo no exame de próstata. “Infelizmente esses pacientes acreditam que o provedor da casa não pode ficar doente e nem deve sair da rotina de trabalho para visitar o especialista. É um grande equívoco, pois é na consulta de rotina que o médico detecta doenças comuns e que demoram a apresentar sintomas, como é o caso do aumento benigno da próstata, recorrente a partir dos 50 anos”, disse o especialista.

 

Estudos apontam a necessidade de cultivo de hábitos saudáveis como praticar esportes, escolher alimentos não gordurosos, mais frutas e legumes, não fumar e não ingerir bebida alcoólica, maneiras que ajudam na prevenção de doenças. Pela ordem, o médico oncologista apresenta os tipos de câncer com maior incidência e que são atendidos no serviço de alta complexidade do HCI: câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer de intestino e câncer de pele.  O médico alerta que o trabalho de conscientização deve passar primeiramente pela escola, já que cada vez mais cedo, os adolescentes tem acesso a produtos que causam dependência como o cigarro.  Prova disto, é que muitos pacientes desconhecem suas condições de saúde e ignoraram os sintomas iniciais da doença, adiando a busca por ajuda especializada. “Atitudes como esta facilitam, ao longo do tempo, a evolução de um problema comum e facilmente tratável para um caso mais sério, que representa riscos para o paciente caso ele não passe por uma cirurgia, por exemplo”, afirma o médico do Cacon.  

 

Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são: presença de sangue na urina, necessidade frequente de urinar, principalmente à noite, jato urinário fraco,  dor ou queimação ao urinar. “A presença de um ou mais destes sintomas não significa que você esteja com câncer, pois várias doenças podem dar sintomas semelhantes. Por isso, é muito importante a visita ao seu médico, para esclarecimento diagnóstico, tão logo os sintomas surjam. Esta é a melhor forma para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer da próstata”, resume Franke.  O diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura. Além disso, a recuperação do paciente também costuma ser mais rápida, enquanto os gastos com o procedimento e a hospitalização são reduzidos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa HCI

Data da publicação: 2013-11-04