Rádio Mundial

Notícia

HCI participa de capacitação voltada a prevenção de desastres

As enfermeiras do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), emergencista Camila Rieffel Silveira e a intensivista Francesca Bilibio Lemanski, estiveram em Porto Alegre participando da Oficina sobre “O Impacto da Tragédia de Santa Maria na Rede de Atenção à Saúde”.

No evento, estiveram presentes representantes de diversos órgãos importantes como o médico  Juan Pablo Sarmiento da OPAS e o médico Paulo de Tarso do Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, todas as instituições ligadas a promoção e prevenção de acidentes trocaram experiências, como a OMS, Força Nacional do SUS, SOS Emergência, SAMU Salvar de diferentes cidades, Secretaria de Saúde de Santa Maria, bem como UFSM e HUSM, Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Forças Armadas, Anvisa, Força Aérea Brasileira, Central de Regulação e Secretaria Estadual da Saúde. 

A oficina teve como objetivo avaliar o evento e discutir com os envolvidos na tragédia, lições aprendidas no desastre para criação de um plano de respostas para tragédias com múltiplas vítimas e protocolos a serem aplicados em âmbito nacional, envolvendo vítimas em massa.

“Foram três dias de encontro, onde foram formados grupos para debates de ações prioritárias, com base na vivência dos participantes, criando-se um esboço do plano de ação, com identificação da espera competente para cada atividade. E ainda, pontos relevantes para futuras publicações”, disse a enfermeira Camila Rieffel Silveira.  As enfermeiras trouxeram aspectos importantes num contexto intra-hospitalar, visando ações de promoção e prevenção de acidentes, com embasamento em planos de gerenciamento de desastres.

Fonte: Assessoria de Imprensa HCI

Data da publicação: 2013-10-23