Rádio Mundial

Notícia

HCI qualifica equipe multiprofissional das UTI’s com ingressos de mais duas especialidades

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) é uma referência na área da terapia intensiva, mantendo uma de recém nascidos e de crianças, uma adulto e outra UTI específica para as doenças do coração. Há nove meses, a equipe multidisciplinar das UTI’s formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos tiveram o acréscimo de mais duas especialidades, fonoaudiologia e Terapia ocupacional.

Conforme a fonoaudióloga Lizandra Pozzobom, o trabalho integrado traz inúmeras vantagens para o paciente. “O profissional pode prestar um serviço imediato ao paciente e com uma reabilitação mais rápida, pois há um trabalho conjunto com as demais especialidades”, avalia Lizandra.

Ela explica que trabalha nas unidades fechadas,  com a musculatura, as sensibilidades, estimulando o reflexo, a mobilidade e agindo com manobras posturais, a fim de melhorar o ato de engolir alimentos e líquidos, chamado de deglutição e principalmente restabelecer a comunicação oral,  a fala dos pacientes internados em UTI’s.

Complementando o trabalho interdisciplinar está o papel importante da terapeuta ocupacional. Patrícia Menezes Schmitt é a profissional dessa área contratada para qualificar o trabalho das UTI’s. Uma das tarefas da terapeuta ocupacional e reestabelecer e aprimorar as funções motoras. “Nosso trabalho é exatamente promover a autonomia do paciente com muitos estímulos que promovam uma melhor qualidade de vida do mesmo”, resume Patrícia.

A prova de que o trabalho integrado da equipe multiprofissional está no caminho certo é a desenvoltura do paciente Jean Carlos Kittlaus, de 9 anos, que ficou conhecido nacionalmente por ter recebido a visita do criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.

“ O Jean vem melhorando sua fala e mesmo com a doença muscular dele, consegue realizar tarefas que exigem habilidade e reflexo. Toda a equipe é qualificada, ainda mais com esse carinho todo que o Jean recebe”, disse Eliane Zilke, mãe do Jean Carlos.

 

Fonte: HCI

Data da publicação: 2014-02-11