Notícia

Humaitá fica sem prefeito por nove horas após gestor abandonar cargo antes da posse
humaita

Um evento inusitado marcou o primeiro dia do ano em Humaitá, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. O município ficou sem prefeito por nove horas após a antiga administração, que perdeu a reeleição, deixar a prefeitura antes da cerimônia de posse e da transmissão de cargo.

Segundo relata o novo prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri (PP), eleito com 1.730 votos (46,96% dos válidos), ele encontrou a prefeitura com a porta apenas encostada, sem ninguém da antiga administração presente, e a ata de transmissão de cargo na mesa do gabinete do prefeito, já assinada.

Agora ex-prefeito, Paulo Schwade (MDB) concorreu nas eleições de outubro, recebeu 1.489 votos (40,42% dos válidos) e não foi reeleito.

Luiz Carlos Sandri foi empossado pela Câmara Municipal em ato que iniciou às 17h. Após, se encaminhou junto ao seu vice Delcio Seibel (PP), à prefeitura, que fica próxima à sede do Legislativo.

“Depois, viemos para a prefeitura para fazer a transmissão de cargo e fomos comunicados que, às 7h30, a antiga administração fez uma ata de transmissão de artigo sem a presença do prefeito e do vice eleitos. A gente só pode fazer a transmissão de cargo após a posse”, relata Sandri.

“A gente chegou na prefeitura, a porta estava aberta e no gabinete tinha a ata. Ali dizia que eles teriam realizado a transmissão de cargos e que nós não comparecemos. Quando chegamos, não havia ninguém da antiga administração. Apenas seguranças com relação ao evento da Câmara”, continua.