Rádio Mundial

Notícia

Idosos de Ijuí participam da X Convenção Estadual Sesc Maturidade Ativa em Torres

A última semana (25 a 28/11) foi marcada pela décima edição da Convenção Estadual Sesc Maturidade Ativa. O evento ocorreu na cidade de Torres e teve a participação de cerca de 1,7 mil idosos de 46 cidades gaúchas. A abertura do evento, na segunda-feira (25/11), contou com a entrega do Prêmio Reconhecimento Maturidade Ativa, que objetivou valorizar as ações do Programa no Rio Grande do Sul. O grupo de Ijuí marcou presença no evento e foi homenageado com a premiação. 

Durante os quatro dias de programação, que teve como tema o “Protagonismo do Idoso”, diretriz que tem foco nas ações voltadas para a comunidade, foram realizadas diversas oficinas, palestra, ações de prevenção à saúde, atividades físicas, exposição e momentos de socialização. Espetáculos de Jair Rodrigues e “Guri de Uruguaiana”, com Jair Kobe, também foram destaque. As atividades foram realizadas no Ginásio da Ulbra, Praça da SAPT e Hotel Sesc.

No encerramento, na tarde de quinta-feira (28/11), os idosos puderam conferir um vídeo contendo imagens das atividades desenvolvidas no evento e depoimentos de participantes. Conforme o coordenador Estadual do Programa Sesc Maturidade Ativa, Eduardo Schmitz, a Convenção reuniu atividades que mostrassem aos idosos a sua importância na sociedade: ”Seguindo o tema desta décima edição do evento – o “Protagonismo do Idoso”, trabalhamos para que cada participante se tornasse um multiplicador de conhecimentos e agente de transformação social. Para isso, foram promovidas diversas atividades de integração, onde existe uma troca e todos participam como iguais”, disse.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – O Programa Sesc Maturidade Ativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Atualmente, existem 46 grupos, que envolvem mais de 4,5 mil participantes no Estado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc

Data da publicação: 2013-12-02