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Notícia

Inscrições abertas para o Salão do Conhecimento 2013

 

O Salão do Conhecimento é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na UNIJUÍ e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento. O evento possibilita aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

O Salão do Conhecimento 2013 terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte”, integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema aproveita o momento propício em que o Brasil sediará grandes eventos esportivos mundiais: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016), colocando o país no centro das atenções do esporte mundial, para estimular a discussão nas Universidades do tema para o debate acerca da ciência e da tecnologia voltadas ao esporte e à saúde. No Salão do Conhecimento são destacados os trabalhos com esta temática em exposição especial.

Organizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento é anual e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão e de troca de conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento do saber científico. Em 2012 foram apresentados 528 trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A expectativa é de superar o número de trabalhos este ano.

O Salão do Conhecimento compreende cinco eventos: Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Pesquisa, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior e Jornada de Extensão.

As inscrições abriram na quarta-feira, 15 de maio e se estendem até o dia 30 de junho, no Portal (www.unijui.edu.br/salao2013).

 

Balcão do Consumidor soluciona problemas

 

O Balcão do Consumidor está em funcionamento desde o mês de março e totalizou nos primeiros trinta dias de funcionamento 280 atendimentos, destes, 189 foram solucionados a partir do atendimento preliminar do Balcão.

O Balcão do Consumidor é o responsável pelo atendimento preliminar dos consumidores do município.

O objetivo é resolver os conflitos resultantes das relações de consumo antes que cheguem até o Poder Judiciário. Todas as questões, como, por exemplo, defeito de um produto ou uma má prestação de serviços, podem ser resolvidas no espaço do Balcão. O atendimento é realizado por acadêmicos do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, sob a orientação e coordenação de um analista jurídico e dos professores Fabiana Fachinetto Padoin e Tobias Damião Corrêa, coordenadores do projeto.

Os dados mostram que as empresas de telefonia aparecem em destaque no que tange às reclamações sobre prestação de serviços. Em segundo lugar, estão reclamações contra lojistas. As resoluções dos problemas trazidos encontraram em parte solução com a emissão da Carta de Informação Preliminar, e a outra parte pelas audiências conciliatórias realizadas.

Segundo a professora Fabiana, todo cidadão que comparece ao Balcão do Consumidor tem sua reclamação acolhida, e, em se tratando de relação de consumo, efetua-se os encaminhamentos cabíveis junto ao fornecedor de produtos e prestadores de serviços para tentar a solução amigável do problema. Não havendo a solução imediata, o próximo passo é o envio de uma Carta de Informações Preliminares ao fornecedor, solicitando-lhe esclarecimentos e/ou, a solução imediata, ou, ainda, é designada uma audiência para tentativa de solução extrajudicial do conflito.

Muitos casos são resolvidos imediatamente, garante o professor Tobias Corrêa: “É sempre bom ressaltar que o contato com o fornecedor de serviços é feito imediatamente na presença do consumidor. Então, boa parte, cerca de 90% das demandas que chegam até o Balcão, são resolvidas em aproximadamente 5 dias, ou até mesmo na hora”. Ele complementa que o Balcão trabalha com três vieses de resolução de conflitos: a mediação, a negociação e a conciliação. “Muitas vezes o que acontece é que tentamos o contato via telefone e não conseguimos resolver o problema. Então, notifica-se o prestador de serviços para comparecer em uma audiência na sede do Balcão do Consumidor”, explica Tobias.

Caso os procedimentos realizados pelo Balcão não surtam efeitos, o Procon entra em ação. Este tem competência para fiscalizar e adotar medidas mais coercitivas aos fornecedores e prestadores de serviços, como a aplicação de multas e advertências. O professor Tobias ressalta que estas duas etapas, o atendimento preliminar realizado pelo Balcão e a atuação administrativa do Procon, visam qualificar os atendimentos aos consumidores, primando pelos seus direitos.

O trabalho do Balcão do Consumidor não fica restrito a estes atendimentos. Fabiana Padoin explica que estão inclusas no projeto atividades para a promoção da educação para o consumo, como palestras e oficinas na comunidade externa, focando-se nas associações de moradores e nos jovens regulamente matriculados no ensino fundamental e médio. “A ideia é confeccionar cartilhas de orientação aos consumidores, enfocando-se as diversas temáticas que envolvem as relações de consumo”.

Presente em vários municípios de todo Estado, como Passo Fundo, Carazinho e Santa Cruz do Sul, o Balcão do Consumidor constitui-se em um projeto de extensão universitária. Em outubro do ano passado, durante a programação da Expoijui Fenadi 2012, aconteceu a assinatura do convênio para o anúncio oficial da instalação do Balcão do Consumidor em Ijuí. O Balcão é resultado de uma parceria entre o Curso de Graduação em Direito da Unijuí, o Ministério Público Estadual, o Procon e Município de Ijuí.

A sede do Balcão do Consumidor está localizada na Rua 20 de setembro, nº 533, junto ao prédio do Procon, em frente ao Fórum. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. Mais informações pelo email: [email protected] ou pelos telefones: (55) 3333.0725 / (55) 3333.3460. O Balcão conta ainda com um espaço no site do Projeto de Extensão Cidadania para Todos (www.cidadaniaparatodos.com) onde estão dispostas as principais dúvidas dos consumidores.

 

Em três eventos, Saca Dúvidas reúne dois mil alunos em Santa Rosa

 

A UNIJUÍ reuniu dois mil estudantes de terceiros anos de Ensino Médio, de 50 escolas da região, nos primeiros três eventos do Saca Dúvidas 2013. Os eventos ocorreram em Santa Rosa, na manhã e noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa. Outros cinco eventos prometem reunir pelo menos mais três mil alunos.

Os eventos são marcados por uma palestra com o professor Escobar Nogueira, que faz um bate-papo com os alunos sobre escolha profissional. Através do relato de história engraçadas, ele deixa a mensagem que o amor pela profissão é sempre a melhor escolha. O evento tem a animação de um apresentador, que realiza sorteio de brindes, e interage com o público. Nos eventos em Santa Rosa, o Saca Dúvidas foi animador pelo locutor da Rádio Mais FM e DJ Daniel Ribeiro.

Os alunos recebem informações sobre os cursos ofertados pela Universidade, e possibilidades de bolsas e financiamentos estudantis. Os estudantes recebem também o Guia das Profissões UNIJUÍ 2013. O Saca Dúvidas é um momento para os jovens discutirem sobre o futuro profissional e tirarem todas as dúvidas referentes a escolha de sua carreira.

A programação segue nesta quinta-feira, a partir das 8h30min em Panambi e, na sexta-feira, em Três Passos. Na próxima semana é a vez e Ijuí receber o Saca Dúvidas em três eventos, nos dias 21, 22 e 23 de maio, sempre no período da manhã, a partir das 8h30min. Para mais informações sobre o evento e sobre a participação de sua escola ligue para 55 3332-0692.

 

Acadêmicos de Jornalismo mantêm site regional de notícias

 

Acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ mantêm desde o mês de abril o site regional de notícias Redação K1. O produto digital tem como objetivo, além de ser um canal de informação para a sociedade, possibilitar aos acadêmicos a vivência diária de um site de notícias.

O portal de notícias traz informações de tudo o que acontece de mais importante na região noroeste do Estado Rio Grande do Sul. O leitor também encontra espaço para crônicas, enquete e links que direcionam o leitor para outras sites de notícias da região, parceiros do Redação K1.

O professor Felipe Dorneles, que coordena o projeto, explica que a ideia do site surgiu para que os alunos pudessem vivenciar a rotina acelerada de produção online: “temos aula uma vez por semana, porém, montamos uma escala, onde todos os dias dois alunos são responsáveis por produzir matérias para o site. Além da dupla, outro aluno tem o papel de editor, que revisa e publica o material. Ainda, os demais alunos podem produzir matérias extras, em casos de pautas factuais que aconteçam na cidade onde residem”.

E, tudo o que o leitor acessa no site, também está disponibilizado nas redes sociais. A turma mantém uma FanPage no Facebook, como forma de disseminar as informações também nas redes sociais. São 240 pessoas que já curtiram a página, e recebem todos os dias, via rede social, as informações da região.

O professor destaca que a ideia de um site de notícias com informações da região surgiu, pois, os alunos vêm de diferentes cidades, o que possibilita um envolvimento maior de suas comunidades. E, sobre a atuação nas redes sociais, é uma tendência que diversos veículos de comunicação do Estado estão aderindo, e os alunos precisam estar preparados para enfrentar este mercado diferenciado.

Para a produção das notícias, os alunos atendem a alguns critérios de produção, com a instantaneidade: “aconteceu, tem que estar no site”, destaca o professor. As matérias atendem também a características como hipertextualidade, perenidade, multimídia, não-linearidade, acessibilidade e usabilidade.

Para o aluno Gabriel Garcia, o site é unir a teoria à pratica: “acho que não teríamos tanta noção de como lidar com o meio online e a instantaneidade que ele exige sem criar o site. Além, de poder, cada semana administrar o Redação K1 e saber das complexidades de uma matéria rápida, factual, especial enfim, poder estar trabalhando diretamente com isso é um dos maiores aprendizados do componente”.

O nome do site foi inspirado na sala de aula disponibilizada para a produção do eletrônico, sala K1, no Campus da UNIJUÍ em Ijuí. Integram a equipe de produção do site os estudantes Aline Borgmann, Andrei Fucilini, André Costa, Andriele Müller, Bárbara Garay, Betina Cesa, Bruna Danelli, Daniele Angnes, Ethiene Neves, Gabriel Garcia, Juliano Almeida, Luana Costa, Mateus Geist, Patrícia Khun, Pâmela Moraes, Raiza Goi, Sandro Taborda de Almeida, Thomáz Silvestre.

Data da publicação: 2013-05-17