Notícia

Instituto do Coração do HCI realiza procedimento de número 10 mil

A quinta-feira, dia 6 de fevereiro de 2014 entra para a rica história de conquistas do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), que neste ano completa 79 anos. No serviço de hemodinâmica, exatamente às 11 horas da manhã, um paciente de 64 anos, residente em Alegrete, região da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, fez o procedimento de número 10 mil, um cateterismo cardíaco pelo Sistema Único de Saúde-SUS. O marco histórico foi coordenado pelo médico hemodinamicista Leonardo Zanatta e pela equipe de enfermagem liderada pela enfermeira Fabiane Schenkel Matte. O procedimento durou apenas 25 minutos e foi feito na artéria radial, ou seja, pelo pulso. “Fizemos um cateterismo para identificar o problema, que mostrou que ele não precisava de uma cirurgia cardíaca e muito menos de uma angioplastia e sim de tratamento clínico na unidade coronariana do HCI”, avalia o médico.

Para entender melhor, atualmente existem três principais recursos utilizados para desobstrução das artérias coronárias. A cirurgia nos casos  em que há três ou mais artérias obstruídas, quando a obstrução está no tronco da coronária esquerda, a principal artéria de irrigação do coração e quando o paciente é diabético. Nestes casos graves, também é recomendada a angioplastia com stents, as chamadas “molinhas”.

A segunda opção é quando há uma ou duas artérias obstruídas, quando o paciente está na fase aguda do infarto, ou seja, nas primeiras seis horas depois do infarto e quando o  paciente não pode correr os riscos decorrentes da cirurgia, como os portadores de doenças pulmonares, renais ou idosos. A terceira opção e que serviu para o paciente de número 10 mil, onde o cateterismo constatou nenhuma artéria comprometida, apenas o tratamento medicamentoso é aplicado com segurança.

A equipe médica responsável pelos procedimentos de hemodinâmica conta também com o hemodinamicista e diretor técnico do serviço Leandro Bazzanella e os cirurgiões vasculares Fábio Goulart da Silva e Vinícius Pires. Os principais procedimentos são cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana e ainda angiografias periféricas, cerebrais e angioplastias periféricas. O Instituto do coração acaba de completar 5 anos de atividades e tem desde o início do ano, um novo coordenador administrativo, o administrador Márcio da Costa Mello, que atuava na equipe de mercado do HCI.

 

Fonte: HCI

Data da publicação: 2014-02-07