Rádio Mundial

Notícia

Instituto Oncosite em Ijuí realiza ensaio clínico para vacina contra a dengue
Fabio Franke

O Instituto Oncosite em Ijuí tornou-se o local referência para um ensaio clínico de uma promissora vacina contra a dengue. Desenvolvida em conjunto pela MSD (Merck Sharp and Dohme) e pelo Instituto Butantan, a vacina quadrivalente tem como objetivo fornecer imunidade vitalícia contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O estudo, que atualmente está na Fase 3, busca recrutar voluntários do sexo masculino e feminino com idade entre 18 e 50 anos, que nunca tiveram dengue e não possuem nenhuma condição de saúde subjacente.

O Dr. Fábio Franke, pesquisador líder do estudo em Ijuí, acredita que o desenvolvimento dessa nova vacina desempenhará um papel crucial na prevenção da disseminação, gravidade e taxas de mortalidade associadas à dengue. “O ano de 2022 testemunhou o maior número de casos de dengue da história, e a vacinação é a chave para mudar a taxa de mortalidade”, enfatizou o Dr. Franke.

Em entrevista a Rádio Mundial FM, ele ressaltou ainda a importância de tais pesquisas para os avanços no campo da saúde. “Isso demonstra nossa participação na evolução dos tratamentos médicos e nos dá a oportunidade de testar produtos em primeira mão que, de outra forma, levariam anos para chegar ao mercado”.

Os potenciais participantes interessados em receber a vacina como parte do estudo são encorajados a entrar em contato através da linha de inscrição exclusiva pelo WhatsApp, no número +55 99205-0783. Informações adicionais sobre a nova vacina estão disponíveis nas redes sociais do Instituto Oncosite. O Centro de Pesquisa está localizado na Rua São Cristovão, nº 618, no Bairro Hammarstron.

Vale ressaltar que já existe uma vacina contra a dengue disponível comercialmente no Brasil, conhecida como Dengvaxia. No entanto, a Dengvaxia é recomendada apenas para indivíduos que tiveram anteriormente um caso confirmado de dengue. Infelizmente, a febre hemorrágica da dengue pode se desenvolver mesmo durante a primeira infecção, resultando em sintomas graves. A nova vacina que está sendo administrada no Oncosite em Ijuí pode ser dada a pessoas que ainda não foram previamente infectadas.

O Instituto Oncosite expandiu seu foco para incluir a pesquisa de vacinas devido ao papel fundamental que as vacinas devem desempenhar no tratamento futuro do câncer. Vacinas para melanoma e câncer de pulmão já estão disponíveis, e o instituto está atualmente conduzindo testes preliminares em uma vacina potencialmente inovadora.

“Adaptamos nossa clínica para acomodar a pesquisa de vacinas, pois as vacinas provavelmente se tornarão um dos princípios fundamentais do tratamento futuro do câncer”, afirmou o Dr. Fábio Franke, que além de ser médico oncologista e investigador principal da clínica, também é diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: