Rádio Mundial

Notícia

Intercâmbio: Unijuí conta com 40 possibilidades para os estudantes da graduação e pós-graduação estudarem no exterior
intercambio

Um intercâmbio acadêmico/cultural é um sonho para muitos estudantes e, também, um diferencial para a formação acadêmica. Atualmente, a Unijuí conta com a parceria de 40 instituições no exterior, em especial na América Latina e Europa, que possibilitam, tanto para os acadêmicos de graduação quanto de pós-graduação, uma oportunidade de realizar parte de seus estudos, pesquisas e estágios no exterior.

Conforme explica a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, a mobilidade internacional funciona como uma complementação acadêmica, na qual o estudante tem a oportunidade de desenvolver habilidades distintas e adquirir novos conhecimentos.

Segundo ela, dentre os conhecimentos e habilidades, destacam-se a aquisição de fluência em uma língua estrangeira, a convivência com diferentes culturas, valores e estilos de vida, networking e novas oportunidades profissionais, além da descoberta de novas perspectivas de atuação na sua área de estudos. “Através do intercâmbio internacional o estudante também tem a oportunidade de conhecer o sistema educacional de uma instituição de ensino no exterior, como o seu campo de estudo é abordado e as pesquisas que são desenvolvidas”.

Ainda, de acordo com Vanderleia, os estudantes voltam do intercâmbio com mais autonomia, tolerância, capacidade de comunicação e confiança para realizar interlocuções em outro idioma, bem como uma visão mais ampla do mundo e da realidade do seu próprio país. “É muito positivo ouvir dos estudantes o relato de como o intercâmbio contribui para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional”, destaca.

Para realizar um intercâmbio é importante ter um bom desempenho acadêmico, conhecimento de uma língua estrangeira e coragem para enfrentar o desafio de estudar em um contexto totalmente novo. Os estudantes de graduação da Unijuí  podem cursar um ou dois semestres do seu curso no exterior em uma universidade parceira . Há também intercâmbios de curta duração, de três semanas, com bolsa parcial de estudos, nos meses de janeiro e junho, para estudantes de todos os níveis, professores e técnicos administrativos, através da cooperação com a International Business School – IBS Américas.

Além disso, oportunidades com bolsas de estudos são publicadas na página de Relações Internacionais e nas redes sociais. Mais informações sobre intercâmbios podem ser buscadas no site do Escritório de Relações Internacionais (ERI), pelo e-mail [email protected], ou pelo instagram: @eriunijui.

fonte – ascom unijui