Notícia
A UR I- Santo Ângelo prepara o início do ano letivo de 2014 com excelente expectativa, após a realização do maior vestibular de sua história em termos de quantidade de inscritos e mínima abstenção na prova e considerando recentes conquistas em todos os níveis, às quais se somam importantes obras de engenharia, ciência e tecnologia que desenham um futuro promissor ao Campus.
A volta às aulas na Universidade inicia dia 17 para os 400 alunos distribuídos nos Ensinos Fundamental e Médio, bem como nos Cursos Técnicos da Escola da URI.
Já os 3.200 estudantes de graduação e pós-graduação iniciam suas atividades dia 24. Antes disso, na sexta-feira, 21, a Direção do Campus reúne professores e funcionários para a abertura oficial do ano letivo. Na oportunidade, o Doutor em Educação e Psicólogo, José Ricardo Kreutz, abordará o tema “Relações interpessoais no contexto da universidade comunitária”.
Para o Diretor Administrativo, Professor Gilberto Pacheco, há conquistas recentes que consolidam cada vez mais a qualidade da educação oferecida. “Nos dois últimos anos, a Escola da URI ficou em 1º lugar em Santo Ângelo, na prova do ENEM. Além disso, esta semana novamente estamos comemorando a performance do Curso de Direito no Exame da Ordem. Por sua vez, a nota obtida pelo Mestrado em Direito na Avaliação Trienal da CAPES possibilita buscar o doutorado na área. Da mesma forma, o destaque na Pesquisa Nacional da Editora Abril pelos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis (4 estrelas), Educação Física, Engenharia Civil, Enfermagem, Administração, Direito e Psicologia (3 estrelas) mostra que estamos no caminho certo e nos estimula a melhorar cada vez mais”.
Em termos de obras, Pacheco observa que segurança e conforto são itens importantes nos investimentos que acontecem atualmente no Campus de Santo Ângelo. Entre as obras em andamento é de especial relevância a usina geradora de energia elétrica, a qual dará autonomia ao campus nos horários de pico, prevenindo e evitando eventual suspensão de atividades por possíveis desligamentos, apagões ou intempéries locais, bem como servirá de laboratório para os acadêmicos.
Igualmente importante é a conclusão das obras no prédio 20, com aumento de oito salas de aula e otimização dos setores administrativos. Há ainda o novo espaço para estacionamento ao lado do prédio 13 e a ampliação de espaços na área das engenharias, com a instalação de novos laboratórios de eletrotécnica, instalações hidráulicas, conforto térmico, solos e pavimentos. Todos esses laboratórios serão utilizados pelos alunos dos cursos de Engenharias e Arquitetura, além de áreas afins como Química e Matemática. As áreas de saúde, ciências sociais aplicadas e computação receberam importantes investimentos nos seus laboratórios e salas de aula, com a compra de novos equipamentos e modernização dos ambientes. Já o investimento na Biblioteca, a partir de 2013, foi de mais de 3.300 exemplares em todas as áreas do conhecimento.
Além de investimentos na infraestrutura e no acervo bibliográfico, importantesconvênios para a realização de pesquisas foram firmados com empresas como MONPAR e FUNDIMISA, prefeituras da região e instituições de ensino, a exemplo da USP e UFSC.
O Diretor da URI acrescenta que as obras necessárias à execução de Convênio de Cooperação Acadêmica realizado entre URI Santo Ângelo e USP – como a torre instrumentada e a sala de equipamentos para medição de descargas elétricas – trarão ganhos incalculáveis para a comunidade, com ênfase nas pesquisas que serão desenvolvidas pelas instituições, contemplando de forma especial os acadêmicos de Engenharia Elétrica, os quais poderão acompanhar “in loco” os resultados da pesquisa.
A internacionalização da universidade se consolida via corpo docente e discente: professores das áreas de Direito, Física e Biologia frequentam cursos de pós doutoramento no Brasil e no exterior e estudantes participam de programas de bolsas de estudo no exterior, através de parcerias da URI com universidades de Portugal, Espanha, Estados Unidos, e também a através do Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.
Pós-Graduação
A intensa competitividade registrada hoje no mercado de trabalho faz com que o diploma de graduação não seja mais suficiente para garantir uma boa colocação. Ao lado dessa necessidade, porém, existem as oportunidades que na URI abrangem diferentes áreas do conhecimento.
Além dos cursos em andamento, os de pós-graduação em nível de Especialização oferecidos a partir deste mês totalizam quatro opções:
A especialização em Direito: Um estudo em mediação, comunicação não violenta e justiça restaurativa recebe inscrições no período de 20 de fevereiro a 21 de abril e deve iniciar as aulas em 25 de abril. A linha de pesquisa é Tutela dos Direitos e sua efetividade.
A especialização em Licenciamento Ambiental também recebe inscrições de 20 de fevereiro a 21 de abril e inicia as aulas dia 25 de abril. Ambiente e Tecnologia é a linha de pesquisa do curso.
O curso de especialização em Personal Training recebe inscrições de 3 de março a 21 de abril e começa as aulas dia 25 de abril. As linhas de pesquisa do curso incluem Pedagogia do Movimento Humano; Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação; Atividade Física, Saúde e Treinamento Esportivo.
Com inscrições abertas de 3 de março a 21 de abril, a Especialização em Ciências Farmacêuticas – Assistência e Atenção Farmacêutica, tem como linhas de pesquisa Epidemiologia de doenças infecciosas e alérgicas; Pesquisa e desenvolvimento tecnológico de fármacos, medicamentos e cosméticos. As aulas devem ter início dia 25 de abril.
A inscrição para o curso de seu interesse pode ser feita on-line (http://www.urisan.tche.br/pos/) ou diretamente no Protocolo da URI, localizado no prédio 20.
Fonte: Assessoria de Comunicação
URI – Santo Ângelo
Data da publicação: 2014-02-14