Rádio Mundial

Notícia

Irã inicia cerimônias fúnebres de despedida do presidente Ebrahim Raisi
IRAN

Dezenas de milhares de iranianos se reuniram nesta terça-feira (21) na cidade de Tabriz, noroeste do país, para o cortejo fúnebre de despedida do presidente Ebrahim Raisi, que morreu no domingo num acidente de helicóptero.

Os iranianos, com bandeiras do país e fotografias do presidente falecido de 63 anos, assim como das outras sete vítimas do acidente, lotaram a principal praça do centro de Tabriz, capital da província de Azerbaijão Oriental.

Os oito caixões cobertos com a bandeira do Irã foram colocados em um caminhão. O helicóptero retornava a Tabriz no domingo, depois que Raisi viajou à fronteira com o Azerbaijão para a inauguração de uma represa com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev, quando sofreu a queda.

O acidente também matou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdolahian. O Irã decretou cinco dias de luto nacional. O funeral do presidente incluirá uma peregrinação à cidade sagrada de Qom na tarde de terça-feira e uma grande procissão de despedida em Teerã na quarta-feira.

FONT4 – CORREIO DO POVO09