Notícia

Jornalista Rosane Marchetti vem a Ijuí dentro da programação do Outubro Rosa

Depois que foi instituído internacionalmente o "Outubro Rosa", o mês de outubro é tradicionalmente voltado à saúde da mulher. O Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí-CACON é referência macrorregional no tratamento do câncer, onde 50% do total dos casos, são de câncer de mama. A doença representa uma das principais causas de morte entre as mulheres, sendo temida não só por esse motivo, mas também, pela sua repercussão psicológica e pela mudança da percepção da sexualidade causada pela doença e, algumas vezes, pelo tratamento agressivo. A cada ano, o HCI vem alertando à população feminina sobre os riscos da doença, mas principalmente sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Neste ano, uma extensa programação foi organizada, com a participação da equipe multidisciplinar do CACON, com destaque para o grande evento que ocorre HOJE, segunda-feira, dia 28, em uma parceria com a RBS TV e com apoio da Unijuí e do Fórum Permanente da Mulher, que reúne as principais entidades e instituições ligadas às questões de gênero. A convidada especial é a jornalista Rosane Marchetti, que atua em reportagens especiais na Rede Globo. Ela vem falar sobre a sua luta e a vitória contra o câncer de mama. O Cacon também promove no mesmo dia, o 1º Encontro das Vitoriosas, pacientes que passaram pelo tratamento e venceram o câncer.

O evento é aberto ao público, a partir das 14 horas no Salão de Atos da Unijuí. Quem quiser pode trazer um quilo de alimento não perecível que será destinado aos pacientes do CACON. A programação de segunda-feira também conta com apresentações artísticas dos alunos da APAE de Ijuí, dos músicos Tiago Pozzatti e Vinícios Ribas e  dos alunos da Escola de Educação Infantil do HCI.

“Nos queremos convidar toda a comunidade regional, pois será um momento de troca de experiências e principalmente de auto estima, pois somente quem passou, sabe o quanto é importante estimular as mulheres a cada vez mais procurar a prevenção, pois as chances de cura aumentam em quase 100% quando detectada precocemente”, avalia o coordenador médico do CACON, Fábio Franke.  O HCI é um dos fundadores da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), que trouxe a campanha para o Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa HCI

Foto: Divulgação

Data da publicação: 2013-10-28