Notícia

Líder do MST, Stédile recebe mais alta honraria da Assembleia do RS
STEDILE

Após polêmicas, o líder e um dos fundadores do Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, recebeu a máxima honraria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: a Medalha do Mérito Farroupilha.

Pressões de setores de direita do Parlamento gaúcho não foram suficientes para barrar a cerimônia, que ocorreu na sede do Legislativo, em Porto Alegre, no final da tarde desta segunda-feira.

O evento contou com a presença de deputados estaduais e federais gaúchos, além de centenas de assentados e acampados do MST, dentro e fora da Casa: quem não pôde ingressar, por limitação de espaço, acompanhou em um telão voltado para a Praça da Matriz.

Tanto Stédile quanto o autor da proposta de homenagem, o deputado Adão Pretto Filho (PT), fizeram questão de destacar que, apesar de individual, a honraria é destinada ao MST, que completa 40 anos em 2024.

“São 10 anos que o MST é o maior produtor de arroz agroecológico da América Latina, produto sem agrotóxico, preservando a natureza. Nessa emergência climática, era o MST que estava lá, na linha de frente, para acabar com a fome com as cozinhas solidárias”, enalteceu o parlamentar.

FONTE – CORREIO DO POVO