Rádio Mundial

Notícia

Madp promoveu no domingo (19) atividades alusivas à Semana Nacional dos Museus
WhatsApp Image 2024-05-20 at 17.25.43 (2)

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu uma série de atividades neste fim de semana, em mais uma edição do Domingo no Museu. Desta vez, o evento aconteceu integrado à Semana Nacional dos Museus, que é coordenada pelo Instituto Brasileiro dos Museus – IBRAM, o qual lança, anualmente, um tema gerador, a partir do qual cada Estado pode elaborar o seu plano, objetivando a promoção de reflexões, além de proposições colaborativas a fim de fortalecer a relação entre os museus e a sociedade. Desta forma, foi trabalhada a temática “Museus, Educação e Pesquisa”.

Além disso, conforme destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, maio também marca o aniversário de 63 anos do Museu, que será celebrado com novas atividades até o dia 24 de maio. “Algumas pessoas podem estar se perguntando: diante da tragédia climática no Rio Grande Sul, não seria o caso de transferir ou cancelar o Domingo no Museu? E analisando a vocação e o papel dos museus na sociedade, vimos que não. Aliás, é este nosso papel: junto à sociedade, precisamos promover discussões sobre os temas que estamos enfrentando e como nos vemos neste processo. Acreditamos que promover ações concretas torna possível humanizar, mesmo que de forma gradativa, a nossa sociedade”, destacou a diretora, durante a abertura oficial do evento.

O público que passou pelo Museu foi convidado a contribuir com doações, que serão destinadas às vítimas das enchentes, e a conferir uma ampla programação, que teve início na Sala de Pesquisas, com a apresentação e orientação dos catálogos on-line do acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques (Bumom) e da Editora Unijuí. No local, os visitantes receberam orientações sobre “Como pesquisar no Museu” e ainda conferiram parte das obras disponíveis – sendo que muitas puderam ser levadas em troca de itens de higiene, que também serão doados.

Dentro da programação expositiva, o público pôde conferir a Exposição de Longa Duração; Exposição Temporária “Grafismo nas culturas indígenas brasileiras”, no Espaço Ijuí Hoje; e a Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura – Memória, cidade e identidade”, promovida pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, na Sala de Exposições Temporárias.

Ocorreram intervenções artísticas com a Cia Cadagy e um circuito musical, que percorreu diversos espaços do Museu, começando com a apresentação do Coral Unijuí; passando pelo Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer; pelo Vocal AcaFellas; e finalizando com as apresentações do Grupo de Canto Edelweiss e Grupo de Dança Sonnenstrahl, ambos do Centro Cultural 25 de Julho.

Para as crianças, teve contação de histórias alemãs, na Sala de Pesquisas do Museu, onde também aconteceu a exposição Conhecer é Preciso, sobre a produção intelectual preservada no acervo .

Para fechar, a programação ainda contou com a interação com realidade aumentada, a partir da atividade “Você se conecta com a nossa história”; e com a comercialização de produtos da Coleção do Museu e de cucas alemãs.

Fonte: Comunica Unijuí