Notícia

Madp realiza Domingo no Museu especial sobre a imigração alemã no Brasil
WhatsApp Image 2024-07-29 at 11.09.21 (1)

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu uma edição especial do Domingo no Museu em comemoração aos  200 anos da imigração alemã no Brasil. O evento ocorreu no domingo, 28 de julho, em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho, e contou com uma programação bastante diversificada.

O público presente pode conhecer a Exposição Temporária “Imigração alemã em Ijuí”, com reprodução de fotografias, documentos e materialidade preservada pelo Museu que reflete a memória da imigração alemã local e a Exposição de Longa Duração com a identificação de acervo doado por famílias alemãs.

Ao longo do evento também ocorreram apresentações do Grupo de Dança Enzian (infantil), Grupo de Dança  Sonnenstrahl (Juvenil) e do Grupo de Canto Edelweiss do Centro Cultural 25 de Julho. Além disso, também foi feita uma homenagem à casa alemã, onde o secretário de Cultura de Ijuí, José Augusto Fiorin, presenteou o Centro com uma poesia.

Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, este foi um domingo festivo, reflexivo e desafiador. “O evento mostrou que a equipe do Museu segue firme na missão de salvaguardar, difundir e subsidiar novas pesquisas. Também foi uma oportunidade para chamar a atenção sobre a necessidade de entender os legados que a imigração proporcionou e neste sentido, enfatizamos a necessidade de uma integração mais efetiva entre os grupos culturais na perspectiva de fortalecer e consolidar a identidade cultural do nosso município”, pontuou a diretora.