Rádio Mundial

Notícia

Manifestações populares são pauta no Café da Manhã dos Empresários

Na manhã desta quinta-feira, 01, a Associação Comercial e Industrial de Ijuí recebeu cerca de 60 empresários para o Café da Manhã dos Empresários. Na ocasião, o professor de Economia da Unijuí, Argemiro Luís Brum falou sobre os efeitos das manifestações populares na economia brasileira. Para ele, as manifestações dividiram-se em três fases: a mobilização pelo custo do transporte público e pelos gastos nas obras da Copa do Mundo de 2014; as multidões que saíram às ruas em junho reivindicando contra a corrupção e má gestão pública; e a manifestação de 11 de julho, organizada pelos movimentos sindicais.

            O professor salientou a presença maciça da classe média durante as manifestações. “A sociedade busca uma terceira via para exigir mais qualidade de vida. A população se deu conta que consumir mais e melhor não basta. É preciso ter serviços públicos de qualidade. Nossa democracia subiu de estágio”.

            Em relação ao governo brasileiro e a administração do dinheiro público, o professor Argemiro Luís Brum é claro. “O governo brasileiro está perdido. No início o governo jogou com o populismo e agora estamos vivendo o realismo. A administração gasta mais e mal e esta ineficiência econômica foi percebida pelo mercado internacional desde o ano passado”.

            Uma das alternativas apresentadas pelo economista foi o combate à dívida pública. “O modelo de incentivar o consumo se esgotou. Prova disso é o aumento do endividamento e da inadimplência da população. A dívida pública aumentou e os cortes de despesas necessários não foram feitos”.

            O professor Argemiro Luís Brum concluiu que o governo não conseguiu entender o recado das ruas. “Quase nada foi feito pelo governo e as manifestações da sociedade ainda estão latentes. A dívida brasileira compromete metade do PIB do país”.

            O presidente da ACI, Walter Joel de Moura anunciou que no próximo Café da Manhã dos Empresários acontecerá um debate sobre o distrito industrial de Ijuí.

Fonte: Assessoria da ACI

Data da publicação: 2013-08-01