Notícia

Manifesto pacífico marcou o sábado em Ijuí

Na tarde de sábado, 22, centenas de manifestantes, entre crianças, jovens e adultos, se uniram e foram às ruas de Ijuí protestar em prol de diversas causas nacionais, como saúde, educação, preço das passagens de ônibus e corrupção. Ainda, foi possível perceber demais apelos abordados, como a tragédia da Boate Kiss ocorrida em Santa Maria e a aversão ao projeto da “Cura Gay”.  

Munidos de apitos, cornetas, máscaras, bandeiras e inúmeras faixas, os manifestantes se concentraram inicialmente na Praça dos Imigrantes e seguiram pacificamente até a Praça da República, no centro da cidade. Durante o trajeto, com o auxílio de um carro de som, os participantes gritavam palavras de ordem, incentivando quem estava nas ruas a juntar-se a eles. Frases como: “Você aí parado, também é explorado” e “Desligue a TV e ligue o cérebro” foram usadas com freqüência durante o ato, haja visto que ao mesmo tempo em que o mesmo estava ocorrendo, a seleção brasileira de futebol jogava com a Itália pela Copa das Confederações. Por onde passavam, os manifestantes recebiam palavras de apoio e aplausos da comunidade.

Segundo informações da Brigada Militar, que acompanhou e deu apoio durante todo o manifesto, o ato reuniu em torno de 500 pessoas. Já os organizadores do evento estimaram a presença de cerca de 1000 participantes. Ao longo da manifestação, não foram registrados atos de violência ou vandalismo.     

Data da publicação: 2013-06-23