Notícia
Aconteceu no Centro de Eventos – campus Ijuí, nesta quinta-feira, 31 de agosto, o último dia de Maratona Unijuí. O evento interdisciplinar busca criar soluções com foco para Cidades Inteligentes, reuniu seis escolas da região. Durante os três dias, mais de 100 estudantes do 3º ano do Ensino Médio puderam participar das atividades.
Os estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha e Colégio Estadual José Lange, participaram no início da manhã de uma dinâmica, na qual precisaram criar uma ideia de produto ou serviço, a partir de três palavras previamente mencionadas pelos estudantes e registradas em post-its pelos professores.
Após a primeira atividade, os jovens precisaram criar equipes com componentes de diferentes escolas. Com os times formados, eles foram desafiados a pensar em problemáticas e encontrar soluções com base nos seguintes indicadores: educação, saúde, segurança, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia e urbanismo. Nos grupos, os estudantes foram auxiliados por seus professores e mentores, vinculados à Unijuí.
Para trabalhar com os indicadores, as equipes utilizaram a metodologia Lean Canvas, a partir da identificação da problemática, formulação da solução e determinação dos usuários do produto ou serviço.
No turno da tarde, os estudantes participaram de uma interação em grupo, e após, se reuniram novamente para formatar suas propostas para o pitch. As apresentações foram julgadas por representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria De Planejamento E Regulação Urbana de Ijuí e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O projeto Movimenta TEC recebeu a primeira colocação, a equipe trabalhou com o indicador de meio ambiente, e apontou a problemática do lixo têxtil. O segundo lugar ficou com o grupo que apresentou a proposta para fomentar a instalação de indústrias nas cidades da região Noroeste, por meio do indicador de economia . O terceiro lugar foi conquistado pela equipe que propôs o projeto Prejuízo Verde, com o objetivo de reformular a utilização do Bosque dos Capuchinhos, através do indicador de urbanismo.
A consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec da Unijuí, Leonice Parnoff, ressaltou os resultados obtidos durante os três dias de Maratona Unijuí. “Compartilhamos três dias de muitos desafios e provocações, no meu ponto de vista, alcançamos um resultado riquíssimo, em cada município encontramos perfis diferentes de estudantes, e ainda assim, conseguimos integrar as escolas. Vivemos dias intensos, desafiadores e provocativos e, tenho certeza, de que conseguimos fazer com que os estudantes entregassem o melhor. Além disso, os mentores foram assertivos na forma de conduzir as equipes e na provocação para pensar”, disse.
Para incentivar os estudantes, a Criatec sorteou sete ingressos para o Startup Weekend que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, junto ao Espaço + Inovação Unijuí. O evento global da Techstars visa tirar ideias do papel, a partir da formação de grupos multidisciplinares, que terão 54 horas para criar e validar modelos de negócios, para desenvolver protótipos e apresentar um pitch final.
Além disso, todos os estudantes que participaram dos três dias da Maratona receberão isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão da Unijuí. Entretanto, esse benefício não abrange o curso de Medicina, o qual possui processo seletivo distinto.
Fonte: Comunica Unijui