Notícia

Marcelo Arruda destaca projetos de asfaltamento e superávit nas Prefeituras Gaúchas em Entrevista à Rádio Mundial
MARCELO

Em entrevista na manhã desta sexta-feira à Rádio Mundial, o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul), Marcelo Arruda, destacou que a entidade seguirá de perto os projetos para o asfaltamento dos acessos municipais, com ênfase na melhoria das condições de tráfego nas áreas rurais. Ele mencionou que, na região de Ijuí, o único município sem acesso asfáltico é Nova Ramada, o que já está sendo tratado com prioridade. Arruda se mostrou otimista quanto ao andamento das obras e previu que, até o final de 2025, pelo menos 80% dos acessos municipais estejam pavimentados, com as licitações para as pavimentações previstas para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

O presidente da Famurs também compartilhou sua visão sobre o atual cenário financeiro das prefeituras gaúchas. De acordo com Arruda, das 497 prefeituras do Rio Grande do Sul, apenas 16 enfrentaram dificuldades para fechar as contas do exercício de 2024, com a maioria das administrações conseguindo deixar superávit financeiro. Ele atribuiu os problemas financeiros de alguns municípios aos danos causados pelas enchentes de 2024, que geraram custos inesperados, mas afirmou que essas prefeituras têm justificativas plausíveis para a situação. Para as demais, a boa gestão financeira foi um ponto positivo, garantindo que as novas administrações municipais iniciassem os mandatos com maior equilíbrio fiscal.

Arruda, que recentemente concluiu dois mandatos consecutivos como prefeito de Barra do Rio Azul, no Norte do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância da boa gestão financeira para o sucesso das administrações municipais e reafirmou o compromisso da Famurs em apoiar os municípios em suas demandas mais urgentes, como a pavimentação de acessos e a recuperação financeira pós-desastres naturais.

FONTE – JORNALISMO RÁDIO MUNDIAL