Rádio Mundial

Notícia

Médico orienta sobre patologias em idosos durante palestra na Unimed Noroeste/RS

A terceira edição do ciclo de palestras “Noções básicas para cuidadores de adultos e idosos” teve continuidade nesta quarta-feira, 20, trazendo o tema “Sinais de alerta com as patologias”. O médico Marco Túlio Somavilla Duarte, especialista em Clínica Médica, abordou principalmente conteúdos sobre o envelhecimento e a necessidade de atenção para estas pessoas.

Para o médico, o fato de aposentar-se já faz com que o idoso se sinta com menos produtividade e, logo, seu astral vai reduzindo. Conforme a idade avança, alterações psicológicas e cognitivas podem chegar, tais como dependência afetiva, medo da solidão e perda da autonomia. Nestes casos ainda destacam-se disfunção cognitiva, diminuição da memória e concentração, por Alzheimer e demência vascular. Marco Túlio aponta que segundo pesquisas “os idosos têm mais medo de tornarem-se dependentes, incapacitados, do que da morte”. Sobre os sinais de alerta ou características e sintomas que os cuidadores devem estar atentos, deu destaque a algumas patologias frequentes nos idosos, medicações e a importância de identificar o momento de levar o paciente ao médico.

O ciclo de palestras é promovido pela Cooperativa Médica através do Departamento de Medicina Preventiva. A iniciativa visa orientar pessoas que prestam ou que pretendem oferecer assistência a idosos e adultos enfermos ou acamados. O próximo módulo desta edição acontece na quarta-feira, 6. Todos os encontros são realizados no auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed

Data da publicação: 2013-11-01