Notícia

Milho perde área, mas ganha produtividade
milho

Mesmo com uma redução de 7,47% na área plantada, segundo dados divulgados pela Emater/RS-Ascar, a colheita de milho na safra 2024/2025 deverá superar em, pelo menos, um milhão de toneladas o obtido no ciclo anterior, quando totalizou 808,91 mil hectares semeados. A abertura oficial da colheita será realizada no próximo dia 23 de janeiro, na propriedade do agricultor Delciomar Busnello, no município de Paulo Bento, no Alto Uruguai.

Em agosto, levantamento realizado pela Emater/RS projetava a produção de 5,32 milhões de toneladas de milho, um incremento de 18,35% em relação aos resultados de 4,5 milhões de toneladas de 2023/2024. Desde então, o clima favorável (até o momento) para a cultura de verão, tem ajudado para a manutenção deste cenário, mesmo com o recuo na área cultivada. Presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS), Ricardo Meneghetti destaca as razões dos agricultores para a retração na semeadura.

Segundo ele, há uma previsão de 720 mil até 750 mil hectares de plantio na safra 2024/2025 para milho grão. Já o milho de silagem deve ficar em torno de 350 mil hectares, “o que é o usual em nosso Estado e que tem muita influência do produtor de leite, o que acaba conservando essas áreas”, complementou.

Sobre a redução na área plantada, o presidente da Apromilho-RS pontua que a perspectiva era oposta.

fonte – CORREIO DO POVO