Notícia

Município de Santo Ângelo reivindica curso de Medicina em Brasília‏

Em um breve contato feito com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta semana em Brasília, a secretária municipal de Saúde, Eunice Belinazzo, ressaltou a importância de Santo Ângelo contar com um curso de Medicina. “Eu apresentei o projeto de implantação do curso, pelo IESA, e frisei o impacto que ele causará às duas regiões envolvidas: Missões e Fronteira Oeste. Foi então que o ministro ressaltou que o governo federal está determinado a abrir novas vagas em todo o País, havendo, com isso, chance da região estar habilitada no edital”, destacou a secretária.

Em Brasília, Eunice também manteve contato com o deputado federal Alexandre dos Santos, presidente da CNEC, mantenedora do IESA. De acordo com a secretária, o presidente também vê com grandes possibilidades a implantação do curso em Santo Ângelo, através da Instituição.

Em ambos os contatos, Eunice frisou a carência de médicos para atender a comunidade de Santo Ângelo. Ela destaca que, para vencer a situação, a Secretaria Municipal tem realizado contratos emergenciais, além de chamamento público para que a rede básica de saúde não fique desassistida. “Sem falar que, para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisaremos de mais profissionais. Cada equipe necessitará de dois clínicos gerais e dois pediatras, como manda a legislação”, diz.

Às lideranças políticas, a secretária de Saúde também explicou que a instalação do curso implicará em uma melhor estruturação da área da saúde, bem como a instalação de uma residência médica.

Fonte: Assessoria de Imprensa IESA

Data da publicação: 2013-08-31