Notícia

Novo projeto do MEC dará bolsa para formar professores

A falta de interesse e estímulos faz com que nos últimos anos  estudantes que concluíssem o segundo grau não optassem por uma licenciatura no ensino superior. Devido à baixa procura nos próximos dias o Ministério da Educação vai lançar um projeto que incentive e promova a procura de jovens estudantes seguirem carreira de professor.

 

A divulgação ocorreu durante a abertura no 2º Congresso Todos pela Educação,em Brasília. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre o futuro programa “Quero ser Cientista, Quero ser Professor”, quepretende lançar bolsas de pesquisa nas áreas de matemática, química, física e biologia.

 

 – A demanda por matrículas no Ensino Superior nessas áreas é muito baixa, está em torno de 3%, e não sai desse patamar. As engenharias cresceram fortemente, passaram o Direito, mas matemática, física e química não crescem. – disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante para Zero Hora.

 

O programa visa incentivar que cada vez mais aumente a procura em licenciaturas, já que, segundo dados da Zero Hora, no país atualmente há uma falta de 170 mil professores no setor público.  Alunos de escolas públicas e os professores orientadores irão receber uma bolsa de estudo para pesquisa, conforme aqueles já existentes nas universidades. A bolsa para o estudante deverá ser no valor de R$150,00. O orientador e estudante irão ter ajuda de um pesquisador da universidade para desenvolver a pesquisa.

 

Todos os estados poderão participar do programa. Deve ser liberado o total de 30 mil bolsas para os estudantes de escolas públicas. Mais informações e detalhes sobre o projeto deve ser lançado nos próximos dias.

 

Joana Frota – Jornalista

Rádio Mundial FM

Com informações Zero Hora

Data da publicação: 2013-09-10