Notícia

Parceria entre Unimed noroeste/RS e Amen traz caravana da Amrigs

Ijuí recebeu na sexta-feira, 30, a visita da Caravana da Amrigs. O evento, realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em parceria com a Unimed Noroeste/RS e Associação Médica do Noroeste (Amen), abordou temas científicos que exercem forte impacto social – “Alcoolismo e Crack” e “Suicício” -, além de contemplar sarau musical com o grupo Médicos & Música.

O crack, segundo o médico psiquiatra Fernando Monteiro, assim como a nicotina, são substâncias que levam à dependência com mais rapidez. Mestre em saúde coletiva e grupoterapeuta, também destacou outro dado preocupante. Segundo ele, os “alcoolistas crônicos tem sua via abreviada em 20 anos”. O médico atua na emergência psiquiátrica do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) de Porto Alegre e no Ambulatório de Adições da Unidade Alvaro Alvim – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), sendo integrante do Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon – Rivière.

O tema “Suicídio” foi abordado pelo médico Sérgio Louzada, psiquiatra pelo HCPA, membro da Câmara Técnica das Emergências do Cremers e coordenador do Plantão de Emergência de Saúde Mental do Pacs de Porto Alegre. Citou que o suicídio é a terceira causa de mortes de jovens entre 15 e 24 anos, depois de acidentes e homicídios. Porém, alertou que cada vez mais crianças e idosos tentam suicídio.

Após as palestras, os presentes conferiram sarau musical, com médicos associados da Amrigs, que se destacam pela paixão pela música. O grupo Médicos & Música esteve acompanhado pelo músico Toneco da Costa. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial.

De acordo com a médica integrante do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, Marília Raimundo Thomé da Cruz, também presidente da Amen, a Caravana Amrigs é um evento de interiorização da entidade. Através dele, a Associação busca aproximar-se da classe médica do Estado, desenvolvendo atividades de caráter científico e de entrosamento entre médicos e comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed

Data da publicação: 2013-09-03