Rádio Mundial

Notícia

PEE distribui equipamentos elétricos para associados baixa renda

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Ceriluz, entrou na sua etapa prática com o início da distribuição de alguns equipamentos aos associados beneficiados. Desde a última semana 25 consumidores selecionados, enquadrados como Residencial Baixa Renda, estão recebendo geladeiras que substituem outras antigas. Também já estão sendo instalados os primeiros padrões de entrada de energia elétrica com postes metálicos, conforme previsto pela proposta, beneficiando quinze associados cujas entradas apresentavam condições precárias, inclusive com riscos às residências e moradores.

A proposta do PEE é realizar a substituição de equipamentos eletroeletrônicos antigos e defasados por novos com consumo de energia Classe A, conforme indicação do Inmetro. O objetivo, assim, é reduzir o consumo individual de energia e, desta forma, favorecer os consumidores coletivamente, com um sistema de distribuição mais estável. Além das geladeiras e padrões de entradas, serão distribuídas 1,6 mil lâmpadas leds em substituição às incandescentes e fluorescentes compactas e instalados 25 sistemas de aquecimento de água solar, que irão substituir chuveiros elétricos.

A associada Juçara Fontoura, de Ijuí, mostrou-se feliz com a geladeira nova e destaca que sem este programa da Ceriluz não teria condições de adquirir outra para substituir a antiga que apresentava inúmeros problemas. “As gavetas de cima já estavam todas rachadas, ela estava com um aspecto meio ressecado, querendo rachar na porta, a tampa caiu e acho que, por não ter a tampa do congelador, não estava mais congelando bem. A borracha estava rachada e eu sabia que gastava mais luz por causa disso”, descreve a associada. Outra beneficiária foi Noemi dos Santos. “Eu nem acredito que ganhei essa geladeira. É uma geladeira que eu vou ter para o resto da vida, porque eu cuido, sabe! Pra mim foi muito bom”, comenta ela, que destacou ainda que espera ansiosa também a instalação do aquecedor solar.

O Programa de Eficiência Energética é promovido pela Ceriluz cumprindo com as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina que todas as distribuidoras de energia devem investir 0,5% da sua receita operacional líquida em programas que tornem o uso da energia mais eficiente, combatendo o desperdício. Além de receber os novos equipamentos todos os beneficiários recebem um folder com informações sobre o programa e o Manual do Consumidor, com orientações sobre o uso adequado destes eletrodomésticos. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CERILUZ

 

Data da publicação: 2013-09-03