Notícia

Perspectivas 2025: Prefeitos precisarão de estratégia para lidar com a economia
PRE

A partir do dia 1º de janeiro de 2025 tomarão posse prefeitos eleitos e reeleitos em 2024. O start das administrações municipais ocorre após um ano atípico e, assim, as exigências dos gestores ganharão diferentes contornos, principalmente quando se direciona um olhar mais atento à economia.

Independente do partido ou da sua região, todos os prefeitos terão de lidar com uma realidade a partir de 2025: a Reforma Tributária. O texto de regulamentação que foi aprovado no apagar das luzes pelo Congresso Nacional ainda precisa ser melhor compreendida de como funcionará na prática. Mas, com a redação aprovada da forma em que está ou com mudanças simplórias, o “dever de casa” dos prefeitos não deverá ser simples, ainda que a implementação dos novos impostos e alíquotas estejam previstos só para 2032.

Segundo explica o economista e professor da PUC-RS, Gustavo Moraes, o texto beneficia o setor industrial em detrimento de outros, através do fim do imposto cumulativo e da redistribuição de alíquotas, e prejudica o setor de serviços e o agronegócio. Consequentemente, aqueles municípios cuja economia é voltada mais para um ou outro setor deverá sentir esse impacto

fonte – CORREIO DO POVO