Rádio Mundial

Notícia

Plamedic da Unijuí promove segunda rodada de pesquisa voltada à saúde de agricultores expostos ao uso de agrotóxicos
Plamedic (7)

A Unijuí promoveu, na última semana, a segunda rodada da pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A pesquisa, que é chamada de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí – Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.

A segunda ação voltou a acontecer na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural, e contou com a participação de um total de 68 agricultores. Durante a atividade, todos passaram por entrevistas com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS, as quais buscam identificar os hábitos alimentares, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais.

Em seguida, os agricultores participantes passaram por aferição de pressão arterial, tiraram as medidas corporais e fizeram coleta de exames de sangue, urina e saliva. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados.

Inicialmente estavam previstas duas rodadas da pesquisa, mas devido à procura, uma terceira etapa será realizada. Ela irá ocorrer no dia 22 de maio e os interessados devem entrar em contato com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Viviane de Melo, pelo whatsapp (55) 99980-2825 para fazer o agendamento.

Fonte: Comunica Unijuí