Notícia

Por que você nunca deve comer vendo o celular
Por-que-voce-nunca-deve-comer-vendo-o-celular

Os dispositivos inteligentes acompanham as pessoas em todas as suas atividades diárias, e o hábito de comer em frente ao telefone tornou-se comum. Embora, inicialmente, não tenham sido associadas consequências negativas ou efeitos colaterais a esta prática, várias pesquisas revelaram impactos adversos na saúde relacionados com o uso do celular durante as refeições.

Um dos resultados mais proeminentes é a mudança na velocidade de consumo a longo prazo: a presença de um celular durante as refeições pode acelerar a ingestão de alimentos. Além disso, foi observada uma modificação nos sinais enviados pelo cérebro para o sistema digestivo ao receber alimentos e nutrientes, de acordo com um estudo da Universidade de Bristol publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

A Universidade de Notre Dame de Kyoto (KNDU) também investigou o tema do uso do celular durante as refeições e encontrou uma correlação com o ganho de peso. Em um estudo liderado pelo professor Tomoko Fujiwara, um grupo de 213 estudantes japoneses foi recrutado, que foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo consumiu sua comida sem distrações, enquanto o segundo grupo comeu a mesma comida na frente de seus dispositivos móveis, usando redes sociais, assistindo a vídeos ou jogando videogames.

Antes e depois das refeições, as participantes foram pesadas para comparar os resultados. Este experimento foi realizado durante três anos e os resultados, publicados em 2016, indicaram que as participantes que usavam o celular enquanto comiam aumentaram três quilos a mais em comparação com as que não o fizeram. De acordo com Fujiwara, isso se deveu principalmente ao seu olho se distrair de seus pratos, o que alterava a percepção do cérebro sobre a ingestão. Ao atrasar essa sensação de saciedade, as pessoas comiam mais, como relatado no estudo publicado em Integrative Food, Nutrition, and Metabolism.

As pessoas que comem em frente às telas tendem a fazê-lo mais rápido. Da mesma forma, o estudo de Bristol sugeriu que as distrações digitais durante as refeições poderiam alterar a sensação de saciedade de uma pessoa. Ao se concentrar nas telas, é mais provável que os sinais do corpo que indicam estar cheio sejam ignorados. Este efeito tinha sido observado anteriormente em pessoas que comem enquanto assistem televisão. Os resultados podem resultar em excesso de ingestão, contribuir para o ganho de peso e afetar a regulação do apetite, de acordo com o Dr. Jeff Brunstrom, um dos autores da pesquisa.

Além disso, outro efeito colateral foi identificado: o fato de que as pessoas comem mais se estiverem mais concentradas em suas telas, especialmente quando jogam videogames. As observações da Unidade de Nutrição e Comportamento desta instituição destacaram a ingestão acelerada como resultado das distrações. No final do dia, uma pessoa poderia consumir o dobro de porções. Este aumento na velocidade de ingestão está frequentemente relacionado com a falta de atenção aos alimentos, e os participantes do estudo que prestavam menos atenção aos seus pratos chegavam a esquecer o que tinham comido.

Esses achados têm implicações para a saúde das pessoas: o ganho de peso não só tem um impacto estético, mas também está associado a problemas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e distúrbios articulares. Outro efeito negativo identificado é uma digestão mais lenta, que pode ser devido à ingestão de ar ao mastigar incorretamente. Finalmente, comer em frente às telas também pode aumentar a preferência por alimentos pouco saudáveis, como junk food, em vez de opções mais saudáveis, como frutas e vegetais, de acordo com a Universidade Internacional da Catalunha

Fonte: DA REDAÇÃO

© CenárioMT