Rádio Mundial

Notícia

PPG comemora 10 anos do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e inicia aulas do Doutorado
ppg
O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ofertado em associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), completou na última quinta-feira, 9 de maio, 10 anos de história. Com característica interdisciplinar e interinstitucional, o Mestrado iniciou suas atividades em 9 de maio de 2014, formando, até o momento, 169 mestres, com diferentes graduações – como enfermeiros, médicos, biólogos e educadores físicos. Hoje, estes profissionais atuam como docentes em universidades, instituições de ensino e serviços de saúde, sejam públicos ou privados.

Dez anos após a implantação e fortalecimento do programa, iniciam as aulas da primeira turma do Doutorado, oportunidade em que mestres poderão dar continuidade à sua formação. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde conta com 23 professores das diferentes áreas de formação e com a associação entre Unijuí, Unicruz e Universidade do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

O programa tem a missão de formar mestres e doutores com consciência crítica, ética e excelência técnica para produzir e difundir conhecimento científico na área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento regional. O PPG forma mestres e doutores capazes de avaliar as condições de saúde de indivíduos e populações; aptos a analisar os serviços de saúde, gerar diagnósticos, evidenciar problemas e causas; e intervir na realidade, por meio de ações pautadas no rigor científico e inovador, de modo a atender às demandas vinculadas à atenção integral à saúde.

O programa atua em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida, e que estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde; e Processos químicos e biológicos em saúde, que desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, e que investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.

A coordenadora do Programa, professora doutora Adriane Kolankiewicz, comenta sobre a relevância do PPG para promoção do impacto social. “Isso ocorre por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados e desenvolvidos nos serviços de saúde, a partir de estudos em campo e com populações diversas, especialmente pessoas que vivem com doenças crônicas. Este impacto social também é observado por meio da pesquisa básica e aplicada, que qualifica os processos de diagnóstico laboratorial e prognóstico dos pacientes”, destacou a coordenadora.

Para saber mais sobre o programa e conferir os editais que estão abertos, acesse unijui.edu.br/ppgais

Fonte: Comunica Unijuí