Rádio Mundial

Notícia

Praça da República recebe atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente
A Praça da República é o palco nesta quarta-feira, 5, da realização de diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades integram a programação da XV Semana Municipal de Meio Ambiente de Ijuí, que teve início nesta segunda-feira, 3.
 
Entre as atividades que serão realizadas, está a entrega dos Prêmios Ambientais Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho, com tema “A Educação Ambiental e o compromisso com as futuras gerações”. O prêmios são concedidos anualmente pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), visando reconhecer entidades e sociedade civil que desenvolvem atividades de relevada importância para o meio ambiente no município. A entrega dos prêmios será às 16h, no Anfiteatro.
 
Integrando as atividades na Praça da República, a Escola Municipal Fundamental João Goulart, fará a distribuição de chás e mudas de flores, além de expor o material que vem sendo produzido na escola com a temática sustentabilidade. A Acata e a ARL6, juntamente com a Itecsol/Unijui, farão exposição de trabalhos realizados pela turma de alfabetização da Acata e também da maquete representando o caminho do lixo em Ijuí.
A temática abordada será “Lixo? E eu com isso!”.  Na oportunidade a comunidade também poderá se informar sobre o sistema de esgotamento sanitário de Ijuí com a exposição da maquete do sistema de tratamento de esgoto. Com a temática resíduos sólidos domésticos e tratamento domiciliar do lixo úmido, a  Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) traz atividades com vermicompostagem/minhocario, triturador de resíduos domésticos e exposição de material didático e reciclado. A SMMA também irá orientar a população sobre resíduos sólidos, arborização urbana, licenciamento, fiscalização e proteção animal. Além dessas atividades, a Agenda 21 de Ijuí, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Coordenadoria de Trânsito e a Unijuí, farão a exposição de materiais. 
 
A temática da atenção aos animais também será abordada durante as atividades. O Centro acadêmico de Biologia da Unijui irá esclarecer dúvidas sobre animais que são encontrados na área urbana do município, diferenciando dos que causam dano e os inofensivos para humanos e animais domésticos. A Associação Amigos dos Animais de Ijuí irá incentivar a posse responsável de animais. 
 
Fonte/foto: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2013-06-05