Rádio Mundial

Notícia

Prefeito assina termo de adesão ao Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - RS sem Limite
Na manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito Fioravante Ballin esteve na cidade de Santa Bárbara do Sul para participar do 112º Fórum Permanente de Política Pública. Na oportunidade o chefe do Executivo assinou o termo de adesão do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – RS sem Limite. 
 
O Plano visa garantir políticas públicas permanentes para a pessoa com deficiência, tendo como eixos principais o acesso à inclusão, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. 
 
No que diz respeito a educação,  as diretrizes  do plano estabelecem a disponibilização do transporte escolar acessível, que viabilizará o acesso dos alunos com deficiência às instituições de ensino; adequação arquitetônica de escolas públicas, implantação de novas salas de recursos multifuncionais. Quanto ao eixo referente a saúde, o plano prevê a ampliação das as ações de prevenção às deficiências  e também o fortalecimento das ações de habilitação e reabilitação. Na questão ligada a promoção da inclusão social, o RS Sem Limite estabelece diretrizes para o apoio as pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social, além de estimular o ingresso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Plano também estabelece diretrizes para que as obras públicas de  mobilidade urbana do Estado do Rio Grande do Sul sejam executadas observando os requisitos de acessibilidade.
 
Conforme Ballin, nos próximos dias será criado um Comitê Gestor do Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência – RS sem Limite com representantes dos setores da administração municipal envolvidos. 
 
Fonte: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2013-06-13