Notícia

Professor da Unijuí é convidado para integrar Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio
professor

Fernando Jaime González, professor doutor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, foi recentemente convidado para integrar a Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio, junto à Secretaria Nacional de Educação Básica. A comissão é responsável por apoiar o Ministério da Educação (MEC) na avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores que serão adquiridos e distribuídos a todos os estudantes de escolas públicas brasileiras entre os anos de 2025 e 2026.

Conforme explica o professor, foi a própria Secretaria que realizou o primeiro contato, convidando-o a responder um questionário sobre seu histórico profissional e experiência com a produção de livros didáticos. “Em um segundo momento, fui informado que minha indicação havia sido validada pelo Ministério da Educação para integrar a equipe de avaliação do PNLD Ensino Médio e atuar na Comissão Técnica, na etapa de avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores. Durante a reunião de acolhimento, nos informaram que os 43 integrantes da Comissão Técnica foram escolhidos a partir de uma proposta de 700 candidatos, o que aumenta muito a nossa responsabilidade”, destacou o professor.

O trabalho daqui para frente, segundo o professor, será on-line. No momento, estão sendo alinhadas as questões administrativas e definidos pontos como responsabilidades, critérios para composição das equipes avaliadoras, cronograma de trabalho e termo de sigilo das ações. Assim que essa fase estiver concluída, terá início o trabalho vinculado à avaliação. “Nossa comissão será responsável por organizar uma equipe de trabalho para avaliação e, dependendo do número de obras que vão disputar o edital, esse grupo pode crescer bastante. Minha atuação será concentrada na área das linguagens, especialmente na Educação Física, mas a Comissão Técnica discute o conjunto dos critérios que serão observados na avaliação dos livros de todas as áreas.”

fonte- ascom UNIJUI