Notícia
Proteção e prioridade ao pedestre é tema da Semana Nacional de Trânsito 2014
Autoridades de trânsito locais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 18, para a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2014 em Ijuí. Realizada no Salão Farroupilha da prefeitura Municipal, a cerimônia contou com apresentação de dados estatísticos do município por meio do coordenador de Trânsito Fernando Jair Ketzer da Rosa. A programação da Semana segue até a próxima quinta-feira, 25, com o tema “Cidade para as pessoas – Proteção e prioridade ao pedestre”.
Conforme o coordenador Fernando da Rosa, Ijuí possui, atualmente, uma frota de mais de 48 mil veículos, o equivalente a um para cada dois habitantes. Rosa salientou a importância da sensibilização, destacando o número de acidentes no município, bem como a idade média dos envolvidos, “Todas as faixas etárias estão incluídas, sejam pedestres ou condutores”, disse.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), Ubiratan Erthal, explanou sobre o foco da Semana. De acordo com Erthal, o pedestre é uma das maiores preocupações no trânsito em território Nacional, sendo o elemento mais vulnerável em casos de atropelamento.
“Precisamos avançar e investir nesta causa para além da programação oficial da Semana”, destacou o prefeito Fioravante Ballin, que também aproveitou o momento para dar uma atenção maior às políticas de prevenção de acidentes no trânsito, reiterando o compromisso do Executivo no atendimento efetivo à demanda.
Após a abertura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), por meio da Coordenadoria de Trânsito (CT), em parceria com o Comitê Municipal da Balada Segura, promoveu entrega de material educativo aos pedestres na Praça da República. Conforme a CT, a ação teve por objetivo resgatar os valores nas relações e no uso do espaço coletivo de circulação, estimulando atitudes cordiais que tornem o trânsito um lugar mais saudável, seguro e humanizado.
Durante a atividade, também foram distribuídos panfletos informativos sobre o Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), incentivando a doação de sangue no município.
Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito em Ijuí:
18 de setembro – Quinta-feira
Abertura da Semana Nacional de Trânsito com apresentação de dados estatísticos do município pelo Coordenador da pasta Fernando Jair Ketzer da Rosa;
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal;
Horário: 9h30;
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito; Brigada Militar, Comitê Municipal da Balada Segura.
Ação: Entrega de material educativo (adesivo) aos pedestres com a frase: “Pedestre, você também faz parte do trânsito – Gentileza gera gentileza”;
Entrega de material informativo do Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí para contribuir na conscientização para a doação de sangue;
Objetivo: Resgatar os valores nas relações e no uso do espaço coletivo de circulação, motivando nos cidadãos atitudes cordiais que tornem o trânsito um lugar de convivência saudável e humanizado. Contribuir para a conscientização da importância da doação de sangue;
Local: Praça da República;
Horário: 10h30 e a partir das 14h30;
Parceiros: Comitê Municipal da Balada Segura; Banco de Sangue do HCI.
19 de setembro – Sexta-feira
Ação: Blitz educativa com condutores e pedestres;
Objetivo: Estimular o respeito mútuo entre pedestres e condutores; promover a correta utilização da faixa de pedestres e o hábito dos motoristas a darem preferência ao pedestre na faixa;
Local: Praça da República;
Horário: 9h;
Parceiros: CFC Pizuti e CFC Master.
20 de setembro – Sábado (Feriado Estadual)
21 de setembro – Domingo
22 de setembro – Segunda-feira
Ação: Palestra educativa para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
Objetivo: Oportunizar o conhecimento a partir da interação com os agentes de trânsito;
Local: Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil – IMEAB;
Horário: 08h30;
Parceiros: SMODUTRAN – Coordenadoria de Trânsito
Ação: Agente de trânsito por um dia
Objetivo: Promover que os alunos do 5º ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) possam acompanhar o trabalho de um agente de trânsito orientando os pedestres, possibilitando que o aprendizado seja construído coletivamente;
Local: Faixa de segurança da Rua 15 de Novembro (Panvel);
Horário: 15h;
Parceiros: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
23 de setembro – Terça-feira
Ação: Palestra educativa aos alunos do Ensino Médio;
Objetivo: Promover a reflexão sobre a realidade no trânsito e o comportamento seguro que deve ser adotado;
Local: Ruizão;
Horário: 8h30; 14h; 19h30.
Ação: Blitz educativa
Objetivo: Conscientizar para um trânsito mais seguro;
Local: Esquina da Caixa Federal e Praça da República;
Horário: 14h;
Parceiros: SEST SENAT.
24 de setembro – Quarta-feira
Ação: Idoso e o trânsito. Debate sobre o comportamento seguro do idoso enquanto pedestre para evitar atropelamentos;
Objetivo: Promover o debate e a reflexão sobre as atitudes do idoso enquanto pedestre;
Local: Associação de Aposentados e Pensionistas de Ijuí, na Praça da República;
Horário: 15h;
Parceiros: SEST/SENAT.
Ação: Teatro de fantoches e pista educativa com alunos da educação infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental;
Objetivo: Despertar nas crianças o respeito e a conscientização para atitudes corretas e seguras no trânsito de forma lúdica;
Local: Escola Estadual Luiz Fogliatto;
Horário: 14h;
Parceiros: Coordenadoria de Trânsito, 36ª CRE.
25 de setembro – Quinta-feira
Encerramento da Semana Nacional de Trânsito
Ação: Entrega de material educativo sobre o trânsito e sobre a doação de sangue;
Objetivo: Despertar a conscientização para o comportamento seguro no trânsito e a prática da doação de sangue;
Local: Praça da República;
Horário: 14h30;
Parceiros: Banco de Sangue do HCI.
Data da publicação: 2014-09-18