Notícia

Queda de ponte lançou 76 t de ácido em rio
ponte

Três caminhões que transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, caíram no Rio Tocantins com a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no domingo, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A contaminação dificultou os trabalhos de resgate, que passaram a contar com mergulhadores da Marinha. Até agora, quatro vítimas foram localizadas.

O corpo de uma criança de 11 anos foi achado ontem por um civil, que informou as equipes de resgate.

Outras vítimas localizadas foram um homem de 42 anos e um mulher, de 45. A morte de uma mulher de 25 anos já havia sido confirmada no dia do rompimento da estrutura. Mas há 12 desaparecidos, incluindo 2 crianças e o motorista do caminhão que transportava ácido sulfúrico.

A ponte de 533 metros, sobre o Rio Tocantins, que liga Aguiarnópolis (Tocantins) e Estreito (Maranhão), cedeu parcialmente, atingindo, ao todo, dez veículos, entre carros, caminhões e motocicletas. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que as buscas pelos demais desaparecidos “continuam intensas” e a Marinha do Brasil ajudará os trabalhos com mergulhadores, que foram mobilizados ainda ontem.

A solicitação de mergulhadores foi encaminhada via Ministério dos Transportes. As buscas chegaram a ser interrompidas por causa da presença do ácido sulfúrico, um produto químico corrosivo muito perigoso para a saúde humana. A ponte foi construída com estrutura de concreto armado e inaugurada em 1960. Ela faz parte de um eixo rodoviário importante para a Região Norte do País, por ser um ponto de travessia das Rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica).

fonte- CORREIO DO POVO