Rádio Mundial

Notícia

Rede Cegonha é pauta principal de reunião
A Rede Cegonha visa assegurar as mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada a gravidez e ao parto. Além disso, garante as crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.  
 
A Rede é uma estratégia do Ministério da Saúde, fundamenta e operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana foi realizada reunião com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, do Hospital de Caridade de Ijuí, além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Unijuí.  
 
Ser um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e a saúde da criança de maneira a reduzir a mortalidade materna e neonatal é o objetivo principal da Rede Cegonha. Conforme a secretária municipal da Saúde, Alexandra Lentz, “a meta é fazer o acompanhamento desde a atenção básica até o acesso ao serviço para gestante de alto risco”.
 
Estavam presentes na reunião as consultoras do Ministério da Saúde Aline Costa e Liane Beatriz Righi, que também é professora da UFRGS. 
 
Fonte: Prefeitura de Ijuí – http://www.ijui.rs.gov.br

Data da publicação: 2013-05-29