Notícia
Pela primeira vez a região irá realizar um evento de ciclismo em formato de circuito. A informação foi confirmada pelo coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Rogério Durks, depois de o município sediar uma reunião preparatória, com vistas às definições acerca do funcionamento e lançamento do Circuito Norte RS de Ciclismo. O encontro foi realizado no sábado, 21, na sala de reuniões do Hotel Vera Cruz e contou com a participação de representantes de 14 municípios da região. “Nesta reunião, foram definidas questões como regulamento, formato de inscrições, calendário e demais assuntos referente a criação do circuito”, reitera Rogério.
De Ijuí estiveram presentes integrantes do grupo de ciclismo Las Monaretas, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sergio Correa, Rogério Durks e o prefeito Valdir Heck, que confirmou o apoio do município à realização das provas de ciclismo em Ijuí.
A etapa de Ijuí, segundo Rogério, acontecerá no dia 4 de junho. “O Circuito contará com dez cidades sedes, onde serão realizadas as etapas. E Ijuí será uma delas”, explica. Além de Ijuí, também haverá etapas em Frederico Westphalen, Panambi, Crissiumal, Três de Maio, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Carazinho, Palmeira das Missões e Ibirubá.
O circuito se desenvolverá no sistema de maratona (XCM) e circuito (XCO). O XCM é caracterizado por provas de longas distâncias, com algo entre 40 quilômetros e 60 quilômetros, cada etapa. Já o XCO é realizado em circuito com distâncias menores, porém com contagem de voltas, conforme explica Rogério.
Na modalidade XCM, os esportistas poderão optar entre a categoria PRO, para participar da pontuação e concorrer aos pódios, ou a categoria Cicloturismo, que terá um percurso menor, entre 25quilômetros e 35 quilômetros, por etapa, para aqueles que desejam, somente, percorrer o trajeto com objetivo de passeio.
Ainda de acordo com o coordenador de Esportes, aqueles que participarem da categoria PRO serão classificados por idade em subcategorias compreendidas em:
Masculino
• ELITE: Idade livre critério técnico (maiores de 16 anos)
• SUB-30: 16 até 29 anos (nasc. de 1988 a 2001)
• MASTER A1: 30 a 34 anos (nasc. de 1983 a 1987)
• MASTER A2: 35 a 39 anos (nasc. de 1978 a 1982)
• MASTER B: 40 a 49 anos (nasc. de 1977 a 1968)
• MASTER C: 50 anos acima (nasc. 1967 e anos anteriores)
Feminino
• ELITE: Idade livre critério técnico (maiores de 16 anos)
• LIVRE: Idade livre (maiores de 16 anos)
Pontuação
A pontuação será por classificação do atleta em cada etapa, considerando:
1º lugar: 15 pontos
2º lugar: 12 pontos
3º lugar: 10 pontos
4º lugar: 8 pontos
5º lugar: 7 pontos
6º lugar: 06 pontos
7º lugar: 05 pontos
8º lugar: 04 pontos
9º lugar: 03 pontos
10º lugar: 02 pontos
Demais que concluírem a prova: 01 ponto
Premiação
A premiação para a categoria PRO será em forma de troféu para os 5 primeiros classificados em cada subcategoria e será realizada por etapa e ao final do circuito.
Calendário
– Etapa 01 XCM: 26/03 em Frederico Westphalen
– Etapa 02 XCM: 02/04 em Panambi
– Etapa 03 XCM: 23/04 em Crissiumal
– Etapa 04 XCM: 07/05 em Três de Maio
– Etapa 05 XCM/XCO: 04/06 em Ijuí
– Etapa 06 XCM: 17/09 em Santa Rosa
– Etapa 07 XCM: 01/10 em São Luiz Gonzaga
– Etapa 08 XCM: 29/10 em Carazinho
– Etapa 09 XCM: 19/11 em Palmeira das Missões
– Etapa 10 XCM: 10/12 em Ibirubá
Fonte: Prefeitura de Ijuí
Data da publicação: 2017-01-26