Rádio Mundial

Notícia

REGIÃO QUE RECEBE OS REFUGIADOS DA ENCHENTE TERÁ CHUVA VOLUMOSA
litoral

MetSul Meteorologia adverte para chuva volumosa com precipitações por vezes intensas e alagamentos no Litoral Norte

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul recebe desde o começo da semana um grande número de pessoas que escapam das enchentes em Porto Alegre, região metropolitana e outras áreas do estado. É a região de mais fácil acesso para quem deixa a região da capital gaúcha pela RS-040.

O Litoral Norte, que hoje dá abrigo em casas e hotéis aos chamados “refugiados da enchente”, será uma das áreas em que mais deve chover no Rio Grande do Sul durante os próximos dias, como se observa no mapa acima com a projeção do modelo canadense até a metade da semana que vem.

O Nordeste do estado do Rio Grande do Sul terá muita chuva entre esta sexta e a segunda com acumulados expressivos de precipitação. Isso inclui os vales, a Serra, Porto Alegre, a região metropolitana e os municípios do Litoral Norte, tanto junto à Serra como na orla.

O período entre esta sexta-feira e a segunda será muito chuvoso no Litoral Norte com acumulados em vários pontos de 100 mm a 200 mm, mas localmente superiores. A MetSul projeta que a faixa que terá mais chuva será do Centro para o Sul do Litoral Norte, entre Capão da Canoa e Quintão, mas pode chover muito também em pontos da área de Torres.

A MetSul alerta que a chuva em vários momentos entre esta sexta-feira e a segunda será forte a muito forte nas praias com alta probabilidade de pancadas por vezes torrenciais, especialmente durante o fim de semana.

Como a região tem um sistema de macrodrenagem muito deficiente, os altos volumes de chuva inevitavelmente vão provocar alagamentos em praias como Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e outras, assim como se vê durante os temporais de chuva intensa nos meses de verão. Não é enchente nas praias, mas os alagamentos que são comuns em chuva forte.

O tempo melhorará nas praias na terça-feira com o ingresso de uma forte massa de ar frio que trará ventania do quadrante Sul e baixa temperatura, o que vai proporcionar o retorno do sol no Litoral Norte gaúcho muito baixa sensação térmica.

Fonte: Metsul – https://metsul.com/regiao-que-recebe-os-refugiados-da-enchente-tera-chuva-volumosa/ .