Notícia

RS recebeu R$ 52 bilhões em apoio à reconstrução, diz governo federal
FIM

A Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul deixará de existir oficialmente na sexta-feira (20). Nesta terça (17), a pasta apresentou um balanço das ações empreendidas após a enchente. Segundo o governo federal, R$ 52 bilhões foram repassados ao Estado desde maio.

Mesmo com o fim formal da secretaria, o governo federal diz que continuará mobilizado na execução das ações de recuperação. Segundo o responsável pela estrutura, Maneco Hassen, uma equipe específica deve dar continuidade às medidas que não foram finalizadas até o fim deste ano.

— Foi fundamental estabelecer essa estrutura específica aqui no Estado para centralizar as ações de apoio ao Rio Grande do Sul. Fez o governo estar mais próximo dos problemas e ter mais agilidade para apresentar soluções — afirmou Maneco Hassen durante o evento.

Ainda em maio, o governo federal decidiu criar uma estrutura específica para coordenar os trabalhos de recuperação do Estado após a enchente, o chamado ministério da Reconstrução, liderado pelo ministro gaúcho Paulo Pimenta. Em setembro, o órgão deixou de existir com esse status, sendo reformulado e passando a existir como secretaria, vinculada à Casa Civil.

FONTE – GAUCHA ZH