Notícia

RS tem aumento de 7,9% no número de pessoas mortas no trânsito em 2024 e situação preocupa autoridades
ACI

A elevação no número de pessoas mortas no trânsito no Estado neste ano coloca em alerta as autoridades. De janeiro a setembro, 1.257 morreram no Rio Grande do Sul, vítimas de acidentes. O aumento é de 7,9% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

A expectativa de quem atua no controle e fiscalização era de que este ano apresentasse redução no número de acidentes. Isso em razão dos meses em que houve menor circulação de pessoas nas vias do Estado, por conta das inundações que atingiram o RS entre abril e maio. No entanto, isso não se confirmou, e o cenário gera preocupação.

Se no período das enchentes, o Estado se manteve em queda ou manutenção, nos meses seguintes esses números entraram em elevação. Somente nas rodovias federais, por exemplo, houve salto nas mortes nos meses de junho e julho — neste último o número dobrou de 19 para 38 mortos.

Os dados mais atualizados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) demonstram que, de janeiro a outubro deste ano, houve aumento de 14% nas mortes no trânsito nas vias da União no Estado. Foram 289 mortes em 2024 e 253 em 2023.

— Para nós, é inconcebível ter esse aumento no número de mortes, sendo que tivemos esse período das questões climáticas. Chama a atenção que tivemos alguns acidentes com muitas vítimas fatais. Em apenas um deles, morreram seis pessoas — afirma Douglas Paveck Bomfim, da Comunicação Social da PRF.

FONTE- GAUCHA ZH