Notícia

RS tem crescimento nas vendas do comércio. Indústria busca recuperação
COMERCIO

Divulgado nesta semana, o mais recente boletim econômico do Rio Grande do Sul mostra um crescimento de 1,5% nas vendas do comércio atacadista no acumulado de novembro de 2023 a outubro passado, em comparação ao mesmo período anterior. Já o setor industrial passa por um momento de retração, do qual tenta se recuperar.

O segmento atacadista – considerado um termômetro para o desempenho futuro do varejo – movimentou R$ 225,46 bilhões ao longo desses 12 meses. O mercado interno, que concentra mais de 70% das vendas, continua sendo o principal destino das mercadorias do segmento. Cerca de 22% são destinados a outros Estados, ao passo que as exportações representam 8% das transações.

Outro destaque é o crescimento na aquisição de bens de capital pelo setor, que somou R$ 2,3 bilhões nos últimos 12 meses, uma elevação de 1,1% em relação ao período anterior.

Conforme o levantamento, as vendas do varejo mostraram expansão de 9,6% no terceiro trimestre (agosto a outubro), em relação a igual período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor se destacou pela resiliência, alcançando taxas de crescimento cujo pico chegou a 8,6% em abril. Em outubro, mesmo em meio ao processo de recuperação dos danos causados pelas enchentes, o segmento registrou um crescimento expressivo de 7,5%.

FONTE – PORTAL O SUL