Rádio Mundial

Notícia

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí promove ação de coleta de resíduos e feira de adoção de cães
Praça da Republica

Neste sábado, 09, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí estará realizando uma importante ação em prol do meio ambiente e dos animais. A coleta de resíduos eletrônicos e placas de raio-x, bem como do óleo de cozinha usado, será promovida juntamente com colaboradores da secretaria. A atividade ocorrerá no dia 8 de julho, sábado, na Praça da República em Ijuí, das 8:30h às 11:30h.

A iniciativa visa proporcionar à população a oportunidade de descartar corretamente esses materiais, evitando que ocupem espaço em suas residências e causem danos ao meio ambiente. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ressalta que, caso não seja possível levar os resíduos até a praça, é possível agendar o transporte realizado pela SMMA para a coleta dos eletrônicos e do óleo de cozinha.

Além da coleta de resíduos, a ação também contará com uma feira de adoção de cães, onde os interessados poderão encontrar seu novo melhor amigo. A feira ocorrerá no mesmo dia, 8 de julho, das 8:30h às 11:30h, na Praça da República. Adotar um animal é um ato de responsabilidade e amor, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente incentiva a população a participar desse gesto tão significativo.

É importante ressaltar que cães domiciliados têm uma expectativa de vida, em média, três vezes maior do que aqueles abandonados. Os animais que vivem nas ruas estão expostos a maus-tratos, além de enfrentarem medo, frio, fome e dor. O abandono deixa marcas irreparáveis nesses animais, e é fundamental oferecer-lhes cuidado e proteção.

Através da linguagem corporal dos pets abandonados, é possível observar se eles ainda sofrem traumas da violência que enfrentaram. Para melhorar essa situação, é necessário contar com a ajuda de um adestrador, além de proporcionar muito carinho e confiança ao animal. Por isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente convida a população a se engajar nessa causa e ajudar no cuidado desses animais abandonados.

Participe da ação de coleta de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha usado, contribuindo para um meio ambiente mais limpo, e não deixe de visitar a feira de adoção de cães, onde você pode encontrar um companheiro fiel e amoroso. Sua presença é fundamental para construirmos um futuro melhor tanto para o meio ambiente quanto para os animais abandonados.