Rádio Mundial

Notícia

Semana do Empreendedorismo é aberta na UNIJUÍ

Nesta segunda-feira, 11, foi aberta oficialmente a Semana do Empreendedorismo de Ijuí, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, com a palestra O Mapa Estratégico do Empreendedor: Transformar Ideias em Negócios, com Maurício Schneider.

A Semana Municipal faz parte da Semana Global do Empreendedorismo que acontece de18 a 24 de novembro, com a participação de mais de 30 países e inclui inúmeras atividades como oficinas, palestras e debates.

Com muita interação, humor e larga experiência como empreendedor, Maurício Schneider falou sobre a gestão dos inúmeros negócios que já empreendeu, os erros e acertos, as avaliações e a forma competitiva que se deve ter em relação ao mercado.

A programação tem sequência no dia 19 com o evento “Portas Abertas”, que receberá empresários já graduados pela Criatec e estudantes das áreas de atuação das empresas graduadas, tais como Design, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Administração, Ciência da Computação e Engenharia Civil. O evento vai possibilitar a troca de experiências entre empresários que já passaram pela Incubadora e os empreendedores que estão passando pelos três estágios do programa de incubação.

No dia 20 de novembro será realizado o planejamento e a elaboração de projetos para empresas incubadas e graduadas. Já no dia 21, a programação será realizada em parceria com o Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI). Nessa data acontece o Workshop “Práticas de sustentabilidade na indústria com foco na produção mais limpa”, uma iniciativa da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, em parceria com a UNIJUÍ e a Associação IPD, entidades às quais o PEPI é vinculado. O evento acontece a partir das 19h, no Salão Azul do câmpus da Universidade.

De 25 a 30 de novembro será realizado também o EMPRETEC – metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. A atividade é gratuita, com 22 vagas para as empresas incubadas e projetos pré-incubados na Criatec.

Sobre a Semana Global

Criada em 2007, a principal função da Semana Global do Empreendedorismo é difundir os conhecimentos sobre o empreendedorismo para o público. Durante a realização do evento, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil e em mais de 30 países, e incluem oficinas, palestras e debates.

A Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimento) integra o Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo e incentiva que as incubadoras de empresas e parques tecnológicos promovam atividades relativas ao tema do evento. A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ (Criatec), que está vinculada à Anprotec, está organizando atividades para marcar a Semana Global do Empreendedorismo em Ijuí.

 

Fonte: Unijuí

Data da publicação: 2013-11-12