Rádio Mundial

Notícia

Sobe para sete o número de casos confirmados de gripe A H1N1 no RS

Município de São Gabriel, na Campanha, verificou três casos da doença. Também aumentou para sete os casos registrados de Influenza A H3N2.

    

 A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul divulgou nesta quinta-feira (2) que mais duas pessoas contraíram o vírus A H1N1, elevando para sete o número de casos registrados da doença no estado. Entre os municípios atingidos estão Porto Alegre, Alvorada, Parobé e Canela com um caso cada um e São Gabriel, com três. Até o momento, nenhuma morte foi informada pela secretaria.

Também aumentou para sete o número de casos registrados pelo vírus H3N2, todos em Porto Alegre. Destes, apenas um resultou na morte de uma idosa de 86 anos, cardiopata e pneumopata, segundo a Secretaria. A morte foi em janeiro. Além disso, quatro pessoas contraíram a Influenza B, sendo verificados em Pelotas, Caxias do Sul, Ijuí e Anta Gorda.
 A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio em todos os municípios do Rio Grande do Sul, mesmo naqueles que já atingiram a meta de imunização. A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza pelo período de até um ano: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, o estado teve uma cobertura de 80% até 31 de abril, o que corresponde a 1,645 milhões de doses aplicadas. A meta é imunizar mais de dois milhões de pessoas.

Data da publicação: 2013-05-03