Rádio Mundial

Notícia

SOS RS Unijuí: saiba como evitar acidentes com a energia elétrica após as enchentes
Caroline Raduns
Mesmo com o recuo da água em áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o momento ainda requer cuidados para garantir a segurança das pessoas. Um dos principais cuidados neste período é com relação à eletricidade. Isso porque a presença de água condutiva aumenta o risco de choques elétricos. 

Neste sentido, o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí elencou os principais cuidados necessários para evitar acidentes. Segundo a coordenadora do Projeto de Extensão Energia Amiga e professora do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, Caroline Radüns, o primeiro ponto é que a população só retorne para as suas residências quando a área for declarada como segura. “O segundo passo, após o retorno à residência, é verificar se os disjuntores estão desligados, iniciando pelo que está junto à medição/contador, e depois os disjuntores que estão localizados no quadro interno de distribuição, que geralmente está nas salas, corredores ou cozinhas”, explica.

As instalações elétricas também podem ser lavadas com alguns cuidados. “Antes de efetuar a limpeza, é importante retirar as lâmpadas dos suportes e abrir as caixas de passagens, retirando as tomadas e os interruptores. Depois dessa lavagem, é necessário esperar alguns dias até o sistema secar naturalmente”, alerta.

De acordo com a professor, além disso, para a minimização dos riscos em instalações e edificações em que há arranjos fotovoltaicos, com placas solares, é preciso desligar os dispositivos de proteção quando acessíveis, que geralmente estão ao lado do inversor. “Após isso, também é importante destacar que as pessoas mantenham-se afastadas da instalação onde há as placas. E para as pessoas que estão trabalhando nos salvamentos, quando avistarem um sistema fotovoltaico, é importante redobrar a atenção. Já para ativar novamente o sistema, é necessário que uma equipe técnica faça a avaliação dos componentes”, finaliza.

Fonte: Comunica Unijuí