Rádio Mundial

Notícia

Subestação Ijuí 2 é inaugurada
Um importante empreendimento para o Rio Grande do Sul foi inaugurado na tarde da sexta-feira, 31, em Ijuí. Construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do governo Federal, a Subestação (SE) Ijuí 2 foi instalada na região com o objetivo de reforçar o suprimento de energia elétrica.
 
O ato solene aconteceu nas novas instalações da SE Ijuí 2, localizada na RS 155, Km 3, próximo ao bairro Modelo. O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Bira Teixeira, secretários Municipais, representantes do Legislativo, imprensa e autoridades.
 
O empreendimento recebeu investimentos de aproximadamente R$30 milhões. Com capacidade de transmissão de abastecimento para uma população de cerca de 150 mil pessoas, a nova unidade da Eletrosul promete dar suporte energético para o desenvolvimento das regiões. Além de reforçar o atendimento de energia no Estado.
 
Conforme o chefe do Executivo em exercício, Bira Teixeira, a Subestação Ijuí 2 é a realização de um velho sonho para o município. “Desde 2008, Ijuí busca esse empreendimento, com articulações e discussões, e agora se tornou uma realidade”, afirma. De acordo com Teixeira, todo Estado será beneficiado e com isso, a região entrará em um processo de desenvolvimento.
 
As obras da SE Ijuí 2 iniciaram no mês de outubro de 2011. A energização ocorreu em abril de 2013. Segundo o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, durante a implementação do empreendimento, foram gerados cerca de 150 empregos diretos e indiretos.
 
A nova subestação está integrada ao Sistema Interligado Nacional, por meio da conexão em 203 kV, com a Subestação Santo Ângelo. Além disso, com capacidade de 166 MVA, a SE Ijuí 2 é responsável pelo escoamento da energia vinda do sistema de 203 kV proveniente das usinas do rio Jacuí.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2014-02-03