Rádio Mundial

Notícia

Unijuí adere à campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos
IMG_7033

Durante todo o mês de maio, a Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí (SMS), está com ações voltadas à conscientização do uso racional de medicamentos. As atividades são feitas por professores e estudantes do curso de Farmácia, em conjunto com farmacêuticos da SMS, onde foram desenvolvidas ações de conscientização com a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação e a importância do uso racional dos medicamentos.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, professora Angélica Moreira, as ações envolvem rodas de conversa, publicações nas redes sociais, um seminário temático com o tema “Dengue: epidemiologia, diagnóstico e uso racional de medicamentos”, além de atividades nas Unidades Básicas de Saúde. Pontos da Universidade também receberam iluminação azul em alusão à campanha.

“É muito comum a automedicação ao primeiro sinal de dor e esta prática pode acarretar sérios danos ao organismo, desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. A maioria das pessoas que fazem uso da automedicação, o faz por falta de conhecimento sobre as consequências dessa prática, por isso, no mês de maio, faz-se uma campanha de conscientização quanto aos danos do consumo inadequado de medicamentos”, destaca a docente.

A coordenadora do curso de Farmácia também salienta que a automedicação pode provocar alergias, dependência, interação medicamentosa, intoxicação e resistência microbiana, sendo este um problema de saúde pública que está sendo muito discutido neste ano na campanha. “O uso inadequado do antimicrobiano leva à resistência bacteriana e, quando o organismo precisar da ação farmacológica deste medicamento, que é o antibiótico, não haverá resposta terapêutica”, explica Angélica

Outro ponto fundamental que é abordado durante a campanha refere-se ao descarte correto dos medicamentos, sendo que aqueles que estão com o prazo de validade expirado e/ou as sobras de alguma terapia anterior, devem ser levados aos pontos de coleta como farmácias, na Unijuí, nas unidades de saúde e na farmácia da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. “Jamais deve-se colocar medicamentos na pia, no vaso sanitário ou no lixo comum, porque pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana”, ressalta.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) ocorreu no dia 5 de maio, e neste ano teve destaque especial para o uso racional de antimicrobianos. A cor azul foi usada nos principais pontos turísticos do País para chamar a atenção da população sobre os cuidados que se deve ter com os medicamentos. “A automedicação traz inúmeros riscos para a saúde, podendo causar sequelas graves e levar à morte. A partir do uso racional de medicamentos e seguindo a orientação do médico e do farmacêutico, a população pode controlar doenças e preservar a sua qualidade de vida”, finaliza Angélica.

Fonte: Comunica Unijuí