Notícia

Unimed Noroeste/RS promove debate sobre câncer de mama

Promover debate para “tocar no assunto”. Este foi o principal objetivo da palestra realizada na tarde desta segunda-feira, 7, com o tema “Câncer de Mama”. Ministrada pelo médico cancerologista Márcio Barboza Cardoso, o evento promovido pela Unimed Noroeste/RS, teve como foco mostrar que a prevenção da doença é o melhor remédio.

A palestra integra as ações da Cooperativa Médica de engajamento na campanha de mobilização mundial denominada Outubro Rosa. O objetivo é incentivar a população para um olhar voltado à prevenção do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. Além disso, o evento visou reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença como fator relevante para a recuperação.

De acordo com os dados apresentados pelo cancerologista, com os avanços nos métodos de diagnósticos e o acesso a tratamentos mais avançados, atualmente em cada dez pacientes que possuem algum tipo de câncer, sete obtém a recuperação. Conforme o profissional, uma em cada nove mulheres desenvolve o câncer de mama. “O cenário irá mudar somente através da conscientização”, afirma. Cardoso explanou ainda sobre os fatores de risco da patologia, além de apresentar alguns hábitos e estilos de vida que colaboram para o aumento da incidência da doença. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, evitar a exposição prolongada ao sol e o consumo de bebidas alcoólicas são alguns hábitos que podem reduzir as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

A palestra foi realizada no auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS. Os participantes receberam cartilha com informações sobre o câncer de mama, enfatizando a prevenção e dicas para uma vida saudável. Sobre a importância de promover debates acerca do assunto o gerentedo Hospital Unimed,Günter Melchiors, destacou que “o conhecimento e a informação são as melhores armas contra a doença”.

Por mais um ano a Cooperativa veste rosa contra o câncer de mama, carregando o conceito “Movimento de Amor à Vida: pare, observe, examine e previna”. Durante o evento foram distribuídos adesivos e fitas para os participantes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed

Data da publicação: 2013-10-08