Rádio Mundial

Notícia

Usina de gaseificação e usina de biogás são temas de reuniões

Na segunda-feira, 17, o secretário de Meio Ambiente Valmir de Quadros, participou em Panambi de uma reunião que teve o objetivo de apresentar um projeto espanhol de energia elétrica produzida por meio de gaseificação.



O projeto que ainda não tem usina instalada no Rio Grande do Sul precisará da aprovação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), na questão da metodologia utilizada.



Quadros destacou que o produto final da gaseificação é apenas cinza e que futuramente, uma usina de gaseificação poderá ser implantada no trecho entre Ijuí e Panambi, na BR 285.



Já em Porto Alegre, na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), o secretário participou de reunião onde a pauta foi geração de energia a partir de biogás. Na oportunidade foi debatido um possível projeto de pesquisa da CEEE em parceria com a Unijuí, para que ocorra a nacionalização da tecnologia alemã de produção de biogás.



Sobre este tema, a maior preocupação é com o Metano e Gás Carbônico produzidos durante a decomposição do material orgânico, já que estes são os principais gases causadores do efeito estufa.

Quadros destacou que o material orgânico proveniente das residências pode ser reaproveitado em usinas de biogás e rejeitos podem ser usados nas usinas de gaseificação.



Para o secretário, “Uma usina de biogás resolveria parte do aquecimento global, no ponto de vista ambiental, além de tornar Ijuí um modelo de produção de energia sustentável”.



Destaca-se que em Ijuí, já ocorre a reciclagem de resíduos sólidos conforme prevê a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

Fonte: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2013-06-24