Rádio Mundial

Notícia

V Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS aborda "Vantagens e Desafios do Acadêmico de Medicina"
unnamed (21)

Com a representação de mais de 20 universidades do Rio Grande do Sul, o V Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (V CDU AMRIGS) promete ser um evento enriquecedor para todos os participantes, oferecendo ensinamentos valiosos sobre o mundo acadêmico e do profissional da Medicina. O encontro acontecerá no dia 16 de setembro e será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais no Auditório da AMRIGS e com transmissão online.

O Departamento Universitário AMRIGS (DU AMRIGS) é uma organização que integra acadêmicos dos cursos de Medicina de todo o estado do Rio Grande do Sul. Seu principal objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da cultura técnico-científica, promovendo eventos de interesse da comunidade acadêmica, como cursos, seminários, palestras e um congresso anual.

“O CDU é um evento que está sendo planejado com grande dedicação por toda a equipe envolvida. Este ano, a escolha do tema ‘Vantagens e Desafios do Acadêmico de Medicina’ foi resultado de um processo criterioso. Todas as palestras e temáticas serão abordadas sob a perspectiva do acadêmico de Medicina, explorando os processos que eles enfrentam ao longo de sua formação e carreira. Isso inclui aspectos como a gestão do tempo, os desafios intensos dos estudos e a necessidade de lidar com a pressão acadêmica. Durante o evento, falaremos sobre diversas áreas médicas, incluindo psiquiatria, neurologia e sono, todas relacionadas ao cotidiano do acadêmico. É sempre uma oportunidade de discutir temas muitas vezes não abordados antes de ingressarmos na faculdade, preparando-os para os desafios que encontrarão ao longo de sua jornada médica”, salienta a presidente do DU AMRIGS, Samira Bjaige.

Além das palestras, o V CDU AMRIGS lançará o Manual do Acadêmico, uma iniciativa do Departamento Universitário e da AMRIGS.

“O Manual Acadêmico foi uma iniciativa que surgiu durante a gestão anterior, liderada pela Amanda Ribeiro, permitindo que eu continuasse esse valioso projeto. O desenvolvimento envolveu a seleção criteriosa de diversos membros do Departamento Universitário interessados em contribuir. O material aborda uma ampla gama de tópicos, destinados a responder às inúmeras dúvidas que podem surgir durante a jornada acadêmica e até mesmo após a formação. Serve como um guia confiável, desde a fase inicial da graduação até a busca por especializações e a preparação para provas de Residência Médica. Será uma valiosa contribuição para a formação dos estudantes de Medicina, auxiliando-os a esclarecer todos os tipos de dúvidas”, acrescentou a presidente da atual administração do grupo de estudantes.

A abertura do evento está prevista para às 8h, no dia 16 de setembro, seguida por palestras com tópicos essenciais, como o impacto da alimentação na saúde mental e física dos acadêmicos, os possíveis danos neurológicos causados pelo estudo excessivo e as relações entre o ciclo circadiano e patologias médicas. A interação entre indivíduo e comunidade também será discutida, assim como a influência da rotina acadêmica no sistema cardiovascular. A tarde trará debates sobre saúde mental, pesquisa científica, desafios endócrinos, emergências médicas e muito mais. O evento culminará com a premiação de trabalhos científicos, encerrando um dia enriquecedor para acadêmicos e profissionais da Medicina.

Para inscrições e mais informações os interessados podem acessar o link https://www.sympla.com.br/evento-online/v-cdu-amrigs-vantagens-e-desafios-do-academico-de-medicina/2049993 

Programação:

MANHÃ

8h – 9h | Mesa de Abertura (Dr. Gerson Junqueira Jr., Dr. Mauro Sparta, Dr. Marcos André e Samira Bjaige);

9h – 9h30min | Como a alimentação pode auxiliar na manutenção do bem estar físico e mental no cotidiano acadêmico (Dra Mariana Palazzo Carpena- EndocrinologistaPOA/RS);

9h30min – 10h | O estudo excessivo pode causar danos neurológicos a longo prazo?? (Dr. Amauri Dalla Corte- Neurocirurgião – POA/RS)

10h – 10h30min | As alterações do ciclo circadiano do acadêmico de medicina e as patologias associadas (Dr Felipe Gutierrez Carvalho – PsiquiatraPOA/RS);

10h30min – 11h | Interação indivíduo-comunidade: como o acadêmico lida com essa realidade? (Dra. Cynthia Molina – Medica de familia e comunidadePOA/RS);

11h – 11h30min | A rotina do acadêmico de medicina pode interferir no sistema cardiovascular (Dr. Marcelo Rava de Campos – cardiologista – POA/RS);

11h30min – 13h| Almoço

TARDE

13h15min – 13h45min | A rotina do acadêmico de medicina como fator de risco para o desenvolvimento de doenças psiquiátricas (Dr. Pedro Lombardi Beria – psiquiatra POA/RS)

13h45min – 14h15min | A importância da pesquisa científica dentro do mundo acadêmico (Dra. Mellanie Fontes Dutra da Silva – Biomedicina – POA/RS)

14h15min – 14h45min | É cansaço ou alteração endócrina? (Dr. Katia Elisabete Pires Souto – endocrinologista – POA/RS)

14h4min5 – 15h15 | O que faz o acadêmico de medicina chegar na porta da emergência (Dra. Ana Paula da Rocha Freitas – Medicina de emergência – POA/RS)

15h15min – 15h45min | Intervalo

15h45min – 16h15min | Tem espaço para a gestão da carreira dentro da graduação de medicina? (Ane Isabel Linden – POA/RS)

16h15min – 16h50min | Falas Institucionais: Prova da AMRIGS, AEMED-RS, AMERERS, CREMERS, SIMERS.

16h50min – 17h20min | O estudante de Medicina e o médico nas redes sociais (Dr. Thiago Dutra – R2 em pediatria – POA/RS)

17h20min – 17h50min | Tecnologia e inovação em saúde no âmbito universidade de Medicina (Dr. Luciano Silveira Eifler – Cirurgia geral- POA/RS);

17h50min – 18h20min | Há espaço para a acadêmica de medicina gestante? (Dra. Tatiane O. de Souza – POA/RS);

18h30min | Premiação dos trabalhos científicos e encerramento

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak